PUBLICIDADE

Política

Visita de Dilma ao México servirá para identificar políticas comuns

12 mai 2015 - 01h11
Compartilhar
Exibir comentários

O chanceler do México, José Antonio Meade, disse nesta segunda-feira que a visita da presidente Dilma Rousseff, que acontece entre os dias 26 e 27 de maio, permitirá identificar políticas que beneficiem às sociedades dos dois países.

"A possibilidade da visita permitirá que identifiquemos as políticas para dar a ambas as sociedades o melhor apoio possível para que as relações de amizade se traduzam em espaços de oportunidade melhores e mais amplos para o desenvolvimento e o benefício dos dois países", disse Meade em entrevista coletiva.

O chanceler expressou seu consentimento pela vista de Dilma porque a mesma "nos permite colocar o foco em uma relação que para o México é de grande importância".

Maede destacou que os laços entre os dois países são de "profunda intensidade" e lembrou que o Brasil é o principal parceiro comercial do México na América Latina, o principal destino de investimentos em toda a região, "e não há praticamente nenhuma empresa global mexicana que não tenha presença" no território brasileiro.

Meade e a secretária de Turismo, Claudia Ruiz Massieu, farão nesta terça-feira uma visita de trabalho ao Brasil com a finalidade de preparar a agenda da visita de Estado da presidente Dilma.

Os principais temas do diálogo entre os dois países incluem comércio, cooperação para o desenvolvimento e promoção turística.

No âmbito regional, os dois governos coincidem na importância de fortalecer a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e de trabalhar conjuntamente pela paz e prosperidade do hemisfério.

México e Brasil mantêm relações diplomáticas desde 1831 e aproximaram seus laços ao longo dos últimos anos. Em 2014, o intercâmbio comercial entre os dois países totalizou US$ 9.2 bilhões.

Além disso, desde a eliminação da exigência de vistos entre os dois países, anunciada em abril de 2013, se observou um aumento no fluxo de turistas brasileiros em diferentes destinos do México.

Em 2014, mais de 300 mil brasileiros visitaram o México, o que representa um aumento de 16% em comparação com 2013, informou a Chancelaria mexicana em comunicado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade