PUBLICIDADE

Política

Vereadores de SP querem que Lula explique denúncia sobre ditadura

O ex-presidente foi acusado de ter sido informante da ditadura militar pelo ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior

16 dez 2013 - 15h37
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão da Verdade Vladimir Herzog, da Câmara Municipal de São Paulo, quer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja convidado a prestar depoimento para esclarecer as denúncias de que teria sido informante da ditadura militar. Os vereadores Gilberto Natalini (PV) e Mário Covas Neto (PSDB), presidente e relator da comissão, assinaram na sexta-feira um requerimento para que o convite a Lula seja feito.

Antes, o pedido deve ser votado em fevereiro de 2014, quando a Câmara voltar ao trabalho. O autor da acusação, o ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior, também pode ser convidado a depor. Mais cedo, as assessorias de imprensas de Natalini e Covas Neto haviam informado equivocadamente que os convites a Lula e a Tuma já haviam sido feitos - mas eles dependem da votação na comissão.

Tuma Júnior disse à revista Veja que o petista foi informante de seu pai, o ex-delegado Romeu Tuma, no Departamento de Ordem Política e Social (Dops). Na última quinta-feira, o PPS encaminhou um pedido ao coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, para que a comissão investigue a denúncia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade