PUBLICIDADE

Política

Veja repercussão da morte do senador Romeu Tuma

26 out 2010 - 14h25
(atualizado às 22h54)
Compartilhar

O senador Romeu Tuma (PTB-SP) morreu no início da tarde desta terça-feira em São Paulo. Candidato ao Senado nas eleições do último dia 3 de outubro, Tuma estava internado no hospital Sírio-Libanês desde o dia 1º de setembro para tratar um quadro infeccioso de afonia (perda ou diminuição da voz). A morte do senador gerou declarações e homenagens no País. Confira as principais:

Presidente Senado, José Sarney (PMDB-AP)

"Foi com profunda comoção que recebi a notícia do falecimento do senador Romeu Tuma, um político exemplar, uma pessoa admirável, um grande amigo. Ao longo de sua longa e rica trajetória na vida pública, o senador Romeu Tuma logrou, por suas excepcionais qualidades, converter-se em ponto de referência para muitas gerações. Entre essas qualidades merecem destaque sua dignidade, o caráter íntegro, a simplicidade em tratar com as pessoas, um reflexo de sua profunda sensibilidade social".

Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP)
"Lamento o falecimento do senador Romeu Tuma. Minha solidariedade à família".

Governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB)

"Romeu Tuma foi um grande homem público. Sua morte é uma perda para SP e para o Brasil. Compartilho do profundo pesar dos amigos e familiares".

Governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB)

"Lamento o falecimento do senador e amigo Romeu Tuma. Fomos colegas no Senado, era um grande homem público".

Ex-governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB)

"Morreu Romeu Tuma, o senador que me ajudou a desmontar a trama dos precatórios na CPI . Era amigo, e assim lembro dele".

Senadora Marina Silva (PV-AC)

"Hoje à tarde recebi a triste notícia da perda do senador Romeu Tuma. Rezo para que Deus dê sustentação a sua família e a seus amigos".

Senador Sérgio Guerra (PSDB-PE)

"Como servidor público e político, Romeu Tuma ocupou cargos e participou de importantes etapas da vida nacional, inclusive, colaborando para o processo democrático brasileiro. Em todos eles, demonstrou preocupação com as leis e com a cidadania e manteve sempre o espírito público. No Senado, trabalhou para que tivéssemos uma instituição mais transparente e mais honrada. Perdemos hoje um valoroso homem público e um bom amigo".

Senador Alvaro Dias (PSDB-PR)
"A sua ausência será mais sentida em razão do exemplo de ser humano cordato, amigo, solidário sempre, parceiro em todos os momentos, especialmente nos momentos de dificuldade".

Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM)

"Meus pêsames à família do senador Romeu Tuma, querido e carinhoso amigo, pelo falecimento dele, ocorrido hoje. Tuma, homem da segurança, delegado da Polícia Federal, corregedor do Senado, jamais deixou a firmeza ofuscar a ternura. Saúde à memória de Tuma. Um grande brasileiro. Vá em paz, querido amigo".

Senador Cristovam Buarque (PDT-DF)

"Tuma era o mais cordial dos senadores desta legislatura".

Senador Delcídio Amaral (PT-MS)
"Triste com a perda do amigo, companheiro e conciliador, o senador Romeu Tuma. O Senado e o Brasil perdem uma grande figura humana".

Senador Demóstenes Torres (DEM-GO)
"Lamento com muito pesar o falecimento do senador Romeu Tuma. Fiquei mais pobre de amigos. Durante oito anos no Senado tivemos uma relação de muita proximidade e respeito. O Brasil perdeu um de seus maiores líderes. Tuma era também um dos maiores especialistas em direito penal do Brasil, além de ter sido grande conhecedor da segurança pública nesse País".

Senador Marco Maciel (DEM-PE)

"O senador Tuma deixou aqui muitos amigos. Era assíduo às sessões do Senado Federal e do Congresso Nacional. Ao longo de sua vida pública, sempre esteve muito presente a necessidade de políticas voltadas para melhorar a segurança no País".

Senador Papaléo Paes (PSDB-AP)
"Meu votos de pesar à família do Senador Romeu Tuma que nos deixou agora há pouco".

Senador Pedro Simon (PMDB-RS)
"Ele honrou este Senado e mostrou que o homem não é escravo de suas circunstâncias".

Senador Renato Casagrande (PSB-ES)

"Lamento o falecimento do senador Romeu Tuma, que nos deixou esta tarde. A política brasileira perde um grande parlamentar".

Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT)

"Na condição de amigo e parlamentar, ele significou muito. Só tenho a lamentar esta grande perda. Foi uma perda para o Brasil, uma perda para São Paulo, uma perda para todos nós. Ele deu grandes contribuições ao Parlamento, como um grande senador, de personalidade forte e determinada".

Senador Eduardo Suplicy (PT-SP)

"Adiei minha ida para Brasília para poder acompanhar o velório do senador Romeu Tuma, meu colega no Senado".

Senadora Marisa Serrano (PSDB-MS)

"Tristeza pela morte do senador Romeu Tuma. Meus sentimentos aos familiares e amigos".

Senador Acir Gurgacz (PDT-RO)

"Perdemos um grande senador, um grande homem, um grande pai de família. Prezado amigo, senador Romeu Tuma, descanse em paz".

Senador Romero Jucá (PMDB-RR)

"Deixo aqui meu pesar e lamento pela morte do senador Romeu Tuma. Grande homem e colega de Congresso Nacional".

Senador Paulo Paim (PT-RS)

"Quero registrar aqui minha solidariedade a família Tuma. O senador Tuma sempre apoiou meus projetos, no Congresso, pelos trabalhadores".

Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM)

"O senador Romeu Tuma é um exemplo de dedicação à vida pública. Exerceu com competência cargos importantes em nosso país. Quero, neste momento de dor, desejar paz para a sua família".

Deputado federal ACM Neto (DEM-BA)
"O Brasil perdeu hoje um grande senador".

Deputado federal Fábio Souto (DEM-BA)
"Presto aqui minhas condolências com os familiares e amigos do senador Romeu Tuma. Uma perda muito sentida para o Congresso Nacional."

Deputado federal Marcelo Serafim (PSB-AM)

"Lamento o falecimento do Senador Romeu Tuma do PTB/SP."

Deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO)
"Fui colega de partido do senador Romeu Tuma. Um político respeitável, pulso firme. Lamento muito a morte dele."

Deputado federal Uldurico Pinto (PHS-BA)

"Fiquei muito triste com a notícia do falecimento do senador Romeu Tuma."

Deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA)

"Fui informado há pouco da morte do senador Romeu Tuma. Parlamentar exemplar deverá deixar uma lacuna em nosso Parlamento".

Deputado federal Dimas Ramalho (PPS-SP)

"Uma lágrima de adeus a Tuma. O Brasil perde um grande líder e cidadão".

Deputado federal Marcos Montes(DEM-MG)

"Lamento a morte do senador Romeu Tuma".

Deputado federal Geddel Vieira Lima(PMDB-BA)

"O Senador Romeu Tuma sempre foi pessoa respeitosa e cordata.Tive com ele boa convivência no Parlamento. Deus conforte seus filhos e esposa"

Deputado estadual Duarte Nogueira(PSDB-SP)

"Nosso profundo pesar pela morte do senador Romeu Tuma. Iremos prestar nossas homenagens na Assembleia Legislativa de SP daqui a pouco".

Deputado estadual Pedro Tobias(PSDB-SP)

"Lamento a morte do senador Romeu Tuma, que fará muita falta à Casa e era nosso amigo. Presto minha solidariedade à família".

Partido Republicano Brasileiro (PRB)

"A família PRB10 se solidariza com a família do senador da República Romeu Tuma, falecido na manhã de hoje".

Antonio Carlos Mendes Thame, presidente do PSDB de São Paulo

"Neste momento de tristeza, queremos expressar nosso profundo pesar pela perda do estimado amigo e senador Romeu Tuma. Excepcional homem público, competente, íntegro e com uma extensa folha de serviços prestados, Tuma deixará, além de sua história, muita saudade. Aos familiares e inúmeros amigos que colecionou em vida, nossos mais sinceros votos de força e solidariedade".

Presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso

"O Brasil perde um grande homem público, que mesmo tendo ocupado o cargo de diretor-geral do DOPS durante a ditadura foi reconhecido por todos, inclusive pelos presos políticos, como um homem de diálogo. Sempre se destacou na carreira policial e na política ao longo dos dois mandatos que cumpriu no Senado, demonstrando ser um homem probo e preocupado com os interesses públicos. Foi inscrito na OAB SP e sempre honrou os quadros da advocacia paulista".

Secretário da Receita Federal do Brasil, Otacílio Cartaxo

"A Receita Federal do Brasil manifesta profundo pesar com a notícia do falecimento do Senador Romeu Tuma, que dirigiu a instituição no início da década de 90. Solidarizo-me com a família do senador neste difícil momento de dor".

Diretor-Geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa

"O senador Romeu Tuma não foi somente um homem importante para o Brasil, mas sobretudo para a Polícia Federal, instituição que dirigiu de maneira firme e corajosa. Simbolizou o início de uma gestão técnica, uma vez que foi o primeiro policial a assumir a direção-geral do órgão. Foi o grande responsável por plantar as bases para que a PF assumisse um lugar de destaque no cenário nacional, além de ter proporcionado que a Instituição criasse uma identidade própria e valores fundamentais consolidados".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade