PUBLICIDADE

Política

Veja 10 semelhanças entre os fanáticos da bola e da política

Muitos dos "politizados" de hoje são parecidos com os torcedores mais fanáticos do futebol. Confira algumas semelhanças

14 mar 2015 - 11h07
Compartilhar
Exibir comentários

É "Malditos petralhas!" de um lado, é "elite coxinha!" do outro. Não adianta fugir! Ele está nas redes sociais, nos comentários dos portais, nas ruas, no transporte público, no seu trabalho, nas escolas e na sua família: o fanatismo político tomou conta do País nos últimos dias.

Parece que no ano após o da Copa do Mundo (que #nãoiater, né?), o Brasil deixou de ser o "país do futebol" - também, teve sete motivos para isso - para ser o "país que acordou" (seria novamente?)

O problema é que tivemos muitos anos para aprender a gostar de futebol e, só agora - e nos protestos de 2013 - olhamos com um olhar mais atento para a política do País. Por esse motivo, muitos dos "politizados" de hoje são parecidos com os torcedores fanáticos da bola na grama. 

Pensando nisso, montamos uma lista com 10 semelhanças entre os fanáticos da política e os do futebol. Veja só:

1. Usam uniforme

O vermelho do PT e o verde e amarelo (ou preto do "luto") da oposição são paralelos ao rubronegro, alviverde, alvinegro de um time do coração. Os fanáticos literalmente vestem a camisa e as cores que representam aquilo que idolatram.

2. Criam cantos

Rimas, paródias ou simples gritos de guerra estão presentes nos estádios e nos protestos. Ah, e nas redes sociais também.

3. Fazem batucadas

Instrumentos como caixas e surdos fazem parte das torcidas organizadas dos times de futebol. Mas eles também aparecem - junto de carros de som - em muitos protestos feitos nas ruas.

4. Fazem de seus ídolos, santos

Quem foi o melhor presidente que o Brasil já teve? Que jogador brilhou na última temporada do Brasileirão? Seu goleiro é um santo? Tem quem ache que o FHC ou o Lula também sejam. Pois é.

5. Usam sempre os mesmos argumentos contra o adversário

"Não adianta discutir com _______. Usam sempre o mesmo argumento". Complete a frase com o fanatismo que você preferir. 

6. E criam apelidos e xingamentos para a oposição

De palavrões a apelidos irônicos, tem palavra de ódio para todos os gostos. 

7. Defendem suas bandeiras em qualquer lugar

Há aqueles que estendem faixas contra o governo no estádio e há os que estendem a bandeira ou defendem uma causa do "time" no Congresso. 

8. Andam em grupos

Normalmente, aqueles que possuem ideias e ideais em comum andam juntos. Na política e no futebol, isso não é diferente. Cabe aos seguranças e aos policiais tentar evitar que os grupos se encontrem - seja na Avenida Paulista, durante uma manifestação, seja na saída da Arena Corinthians.

9. Sofrem esteriótipos e alimentam preconceitos

Os ricos são de que partido? E os pobres? Os analfabetos? Os burgueses? E os homossexuais, torcem para que time? E os ladrões? A lista de preconceitos presentes nas discussões políticas e de futebol não tem fim.

10. E, alguns, não sabem perder

É o que dizem.

'Não somos golpistas', diz defensor de impeachment:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade