PUBLICIDADE

Política

vc repórter: vereadores aprovam licença-paternidade no litoral de SP

5 jun 2013 - 17h29
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara Municipal de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, aprovou nesta terça-feira um projeto de lei complementar que concede licença-paternidade aos servidores públicos do município nos mesmos moldes da licença-maternidade para casos específicos, em que a figura da mãe está ausente ou inexiste.

De acordo com o vereador Eliseu Onofre da Silva (PR), criador do projeto, passariam a ter direito aos 120 dias de afastamento sem prejuízo ao emprego e ao salário os funcionários que, por exemplo, forem pais solteiros, por meio de adoção.

Segundo ele, a ideia para a implementação do projeto partiu do caso de um psicólogo maranhense que conquistou na Justiça o direito à licença-paternidade de 120 dias depois de adotar uma criança. Atualmente, os pais tem direito a cinco dias de afastamento.

“Podem acontecer também casos em que a mãe morre durante o parto, ou sofre de depressão e se ausenta dos cuidados à criança, ou simplesmente a abandona. Em casos como esse, o pai passaria a ter direito de gozar dos mesmos direitos previstos na licença-maternidade”, explica Onofre.

“Acredito que em breve algum deputado federal ou estadual fará um projeto de emenda constitucional que garanta esse direito aos pais em nível nacional. Afinal, a Justiça já concedeu parecer favorável a esse e outros casos semelhantes”, conclui.

A proposta será agora enviada ao prefeito da cidade, que decidirá se veta ou aprova o projeto.

A internauta Kah Santos, de Caraguatatuba (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade