PUBLICIDADE

Política

vc repórter: cidade mineira proíbe carros de som e cavaletes em campanha

14 ago 2013 - 17h00
(atualizado em 15/8/2013 às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara Municipal de Lavras, no interior de Minas Gerais, aprovou na última segunda-feira um projeto de lei que veta a utilização de carros de som e cavaletes e a pintura de muros durante período de propaganda eleitoral. Dos 16 vereadores votantes – o presidente da casa só tem o voto em caso de empate – 13 se posicionaram a favor do projeto, que será aplicado já nas próximas eleições, em 2014.

Outras formas que os candidatos usam para se promover, como panfletos, santinhos, carros adesivados e propagandas em rádios, jornais e televisão permanecem legais.

O autor do projeto, que tramita na casa desde abril deste ano, José Marcio Faria (PT), afirma que os objetivos principais da medida são diminuir a poluição, tanto visual quanto sonora, e reduzir a disparidade financeira nas campanhas. “Assim, todos podem competir em pé de igualdade, deixando a população escolher sem tanta influência”, diz.

Faria garante ter feito sua empreitada ao cargo de vereador em 2012 inteiramente pelo Facebook. “A campanha toda custou R$ 700, e eu sempre procurei ser pouco invasivo, sem postar no mural alheio”. A rede social também é instrumento do vereador para discutir sobre os últimos acontecimentos da Câmara, como os nomes dos vereadores que se opõem a medidas que ele julga importantes para a cidade.

O internauta Delano Braga, de Lavras (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade