PUBLICIDADE

Política

Valeu a pena lutar pela democracia, diz Dilma após protestos

Presidente se emocionou ao lembrar resistência à ditadura e disse que manifestações mostram País "forte”

16 mar 2015 - 17h35
(atualizado às 21h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A presidente Dilma Rousseff disse que as manifestações reforçam a democracia e que o "País está mais forte que nunca"</p>
A presidente Dilma Rousseff disse que as manifestações reforçam a democracia e que o "País está mais forte que nunca"
Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República

Em sua primeira declaração a respeito das manifestações contra o governo federal que tomaram as ruas do Brasil no domingo, a presidente Dilma Rousseff (PT) ressaltou que vivemos em um País democrático, onde todos têm o direito de protestar livremente, e lembrou que fez parte do movimento de resistência à ditadura militar. Para a presidente, os protestos de domingo reforçam o caráter democrático do País, que “está mais forte que nunca”.

“Muitos da minha geração deram a vida para que o povo pudesse ir às ruas se expressar. Eu participei e tenho a honra de ter participado dos movimentos de resistência. Nunca mais no Brasil nós vamos ver pessoas que, ao manifestarem sua opinião, seja contra quem quer que seja, inclusive a Presidência da República, possam sofrer quaisquer consequências”, afirmou.

As declarações de Dilma foram dadas durante a cerimônia de sanção do novo Código de Processo Civil, no Palácio do Planalto. A plateia reagiu com aplausos à fala da presidente, que se emocionou e continuou o discurso com a voz embargada.

“Ontem, quando vi centenas de milhares de pessoas se manifestando, não pude deixar de pensar que valeu a pena lutar pela liberdade. Valeu a pena lutar pela democracia. Este País está mais forte do que nunca”, afirmou.

Dilma sobre protestos: "valeu a pena lutar pela democracia":

"Humildade"

Assim como já havia sido dito pelos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Eduardo Braga (Minas e Energia) em entrevista coletiva nesta segunda-feira, Dilma afirmou que o governo precisa “dialogar com humildade”. A presidente também voltou a defender o ajuste fiscal e disse que as medidas são necessárias para que o País continue crescendo.

“O sentimento tem de ser de humildade e firmeza”, disse. “Quero dizer que nós vamos fazer os ajustes necessários, como eu disse, dialogando com todos, numa posição de humildade, mas com firmeza para que possamos chegar a um bom resultado. Mas eu quero deixar claro: não tenham dúvida que esses ajustes e as correções serão realizados na defesa de todos os brasileiros”, completou.

Dilma também afirmou que entendeu o recado das ruas, de indignação diante da corrupção, e disse que essa é uma questão de interesse comum. 

“Um dos temas presentes nas manifestações de sexta-feira e de domingo foi o combate à corrupção e à impunidade. Nós temos, todos aqui, absoluta concordância com esta demanda popular. Nos próximos dias, como prometido nas eleições, anunciaremos um conjunto de medidas voltadas ao combate à impunidade”, afirmou, antes de voltar a defender uma reforma política. "Reitero minha convicção de que a conjuntura atual aponta para a necessidade urgente da realização de uma ampla reforma política."

Em seu discurso, Dilma afirmou ainda que seu compromisso é “governar para 203 milhões de brasileiros". "Sejam os que me elegeram, sejam os que não votaram em mim; sejam os que participam das manifestações, sejam os que não participam.”

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade