PUBLICIDADE

Política

Turistas passam Ano-Novo em Brasília e conferem posse de Dilma

31 dez 2010 - 06h24
(atualizado às 06h44)
Compartilhar

Brasília já recebe turistas que assistirão à posse de Dilma Rousseff, marcada para sábado (dia 1º). Na quinta-feira, vários visitantes, filiados do PT e eleitores de outras localidades, foram à Praça dos Três Poderes conferir os preparativos para o evento. O economista e funcionário público aposentado Franco Barreto, 73, morador de Salvador (BA), planejou uma viagem de duas semanas a Brasília para o período do fim de ano. Segundo ele, "80% por causa de Dilma".

Filiado ao PT desde 1996, Barreto assistiu à primeira posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente, em 2003 - quando, segundo ele, chegou até a participar como penetra no coquetel posterior à cerimônia, entrando de fininho ao lado da mulher de seu conterrâneo e futuro governador Jaques Wagner. Para ele, a posse de 2003 foi "uma festa inesquecível". Em 2010, ele está animado com a chegada da primeira mulher ao Planalto. "Ela vai seguir a política de Lula, dar continuidade, vai nortear muito bem a economia. Ela tem vivência polícia, a experiência dela na Casa Civil foi muito grande", disse ele à BBC, ainda no lobby de seu hotel.

O petista defende a aliança de seu partido com o PMDB. "O PT venceu porque viu que não ia chegar a lugar nenhum sozinho". Além de assistir à posse, Barreto diz que quer passear por Brasília, ver amigos, conversar com pessoas e "tomar uns chopes".

Torcendo para não chover

Já a dona-de-casa Maria Amélia Donelli Belisson, 50 anos, moradora de Jales (SP), passará o Ano-Novo em Brasília - onde morou entre 2000 e 2003 - para ficar ao lado de um dos filhos, que mora na cidade. Junto da família, ela vai aproveitar para assistir à posse. "Dá para ver que vai ser uma cerimônia bonita, só espero que não chova", disse Maria Amélia à BBC, durante visita à Praça dos Três Poderes.

Em frente ao Palácio do Planalto, onde os últimos preparativos para a cerimônia eram feitos, a dona-de-casa se diz eleitora de Dilma. "A gente espera que seja sempre melhor que o (presidente) anterior, sempre tem esperança", afirmou. "Ainda mais sendo mulher, a primeira".

A empresária Maria Fortuna, 48 anos, moradora de Praia Grande (SP), foi à Praça dos Três Poderes junto de seu marido, durante a visita de apenas um dia que ambos fariam a Brasília. Eles estão em um roteiro de férias no qual passaram por diferentes locais do Brasil. "Vim aqui ver os preparativos. Dá pra ver que vai ser grande (a cerimônia)", afirmou Maria. O casal - que não é eleitor de Dilma - deixa a capital federal nesta sexta-feira, e ainda não sabe onde passará a virada do ano.

Movimento tranquilo

Na quinta-feira, a chegada de passageiros em Brasília era tranquila, tanto pelo ar quanto por terra. A reportagem da BBC Brasil foi à Rodoviária Interestadual de Brasília, onde havia um movimento intenso de pessoas que partiam para outras cidades. No entanto, o desembarque de passageiros no local ocorria sem problemas. Já no Aeroporto Internacional de Brasília, o fluxo de passageiros era baixo tanto no embarque quanto na chegada. À tarde, muitos táxis faziam fila na área de desembarque, sem grande presença de pessoas à procura de transporte.

Até a tarde de quinta-feira, a ocupação nos hotéis da capital federal era de pouco mais de 53%, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). A expectativa da entidade é que este número ultrapasse os 70% - o que representa mais de 17 mil pessoas, de um total de 25 mil leitos na cidade. Segundo o presidente do Sindhobar, Clayton Machado, este número seria praticamente igual ao atingido na primeira posse de Lula, em 2003, e significativamente maior do que na segunda, em 2007. Machado afirma que, nesta época do ano, a ocupação nos hotéis fica em torno de 25%. O sindicato prevê que, com a chegada de turistas, o movimento em bares e restaurantes de Brasília tenha um aumento entre 30% e 40%.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade