PUBLICIDADE

TSE prorroga inscrição para que hackers testem urnas

12 out 2009 - 12h13
(atualizado às 15h59)
Compartilhar

Os hackers interessados em participar dos testes públicos de segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições do próximo ano poderão fazer suas inscrições até do dia 19 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu prorrogar o prazo de inscrição devido agreve que ocorreu nos Correios.

As inscrições para hackers e outras pessoas que queiram desafiar o sistema de votação e mostrar falhas nas urnas estão abertas desde o do dia 11 de setembro e devem ser feitas pessoalmente ou por correspondência registrada no protocolo do TSE. O prazo inicial terminava nesta terça-feira.

Os testes de segurança ocorrerão de 10 e 13 de novembro deste ano no auditório do TSE. Os investigadores terão que promover ataques aos componentes do sistema eletrônico de votação para verificar se são falhos ou suscetíveis a violações e fraudes. De acordo com o TSE, também será umaoportunidade para as comunidades acadêmica e científica e o meio partidário conhecerem em profundidade o sistema em uso pela Justiça Eleitoral.

Na inscrição, o interessado deve apresentar um plano com uma descriçãodos testes que deseja realizar e os equipamentos que pretende usar na sua execução. Os formulários de inscrição e de apresentação do planoestão disponíveis no link específico sobre a realização dos testes no site do TSE.

As inscrições deverão ser feitas das 8h às 19h, nos dias úteis,até 19 de outubro, no setor de protocolo do TSE. O Diário Oficial da União publicará no dia 26 de outubro de 2009 a relação dos investigadores selecionados para os testes.

O número máximo de investigadores aprovados será fixado pela ComissãoDisciplinadora dos Testes, por causa do limite do espaço físico para a execução dos testes. Os candidatos indicados por partido político, no limite de dois por legenda, terão prioridade, entre outros requisitos, se ocorrer um número elevado de inscrições.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade