PUBLICIDADE

Política

TSE entende que Aécio Neves usou propaganda do PSDB para se promover

Ministra Laurita Vaz determinou substituição de propaganda do partido por entender que havia promoção pessoal indevida

27 mai 2013 - 20h01
(atualizado às 20h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a substituição de uma das quatro propagandas do PSDB veiculadas na semana passada em rede nacional de rádio e televisão. Em decisão liminar, a ministra Laurita Vaz entendeu que o espaço foi usado para a promoção pessoal indevida do possível candidato da legenda à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A representação é de autoria do PT, que pedia a suspensão das quatro propagandas, aplicação de multa e suspensão de 25 minutos da tempo do PSDB em rádio e televisão no segundo semestre. A legislação eleitoral proíbe o uso da propaganda partidária para promoção de candidatos, que só será autorizada a partir de julho do ano que vem.

A ministra do TSE entendeu que há promoção pessoal em uma das propagandas e determinou que ela seja substituída nos programas que ainda serão apresentados. Ela disse que o fato de o protagonista ser titular de mandato pelo PSDB não significa que houve "exclusiva promoção pessoal em desvio das finalidades legais, sobretudo quando se cuida do presidente nacional do partido".

Segundo a ministra, a peça que deve ser substituída tem uma "nítida predominância da linguagem em primeira pessoa", com ênfase na atuação de Aécio Neves, além da convocação do público para conversar com o político.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade