PUBLICIDADE

Política

Toffoli pede transferência para turma que julgará Lava Jato

Ministro foi advogado do PT e ministro-chefe da Advocacia Geral da União no governo Lula

10 mar 2015 - 21h27
(atualizado às 22h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O ministro Dias Toffoli manifestou interesse a integrar a 2ª turma da Corte, que julgará ações da Operação Lava Jato</p>
O ministro Dias Toffoli manifestou interesse a integrar a 2ª turma da Corte, que julgará ações da Operação Lava Jato
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O ministro José Antonio Dias Toffoli encaminhou pedido nesta terça-feira (10) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, no qual manifesta interesse a integrar a 2ª turma da Corte, que julgará ações da Operação Lava Jato. Como foi o ministro mais antigo da 1ª turma do STF a manifestar interesse, Lewandowski vai autorizar a mudança.

A 2ª turma do Supremo é presidida atualmente por Teori Zavascki e será a responsável por acolher ou não eventuais denúncias da Operação Lava Jato. Nesta terça, o ministro Gilmar Mendes reclamou da falta de um integrante no colegiado, já que a presidente Dilma Rousseff ainda não indicou um substituto para a vaga deixada por Joaquim Barbosa.

Pezão e Cunha se defendem de envolvimento na Lava Jato:

Cada turma é composta por cinco integrantes. Além de Zavascki e Gilmar Mendes, a 2ª turma é integrada por Cármen Lúcia e o decano Celso de Mello. O ministro Marco Aurélio Mello, o mais antigo da 1ª turma do STF, chegou a ser consultado para ser transferido, mas recusou a proposta. Dessa forma, a nomeação de Toffoli é obrigatória.

Toffoli foi advogado do PT e ministro-chefe da Advocacia Geral da União no governo Lula. No julgamento do mensalão, foi um dos ministros que votou pela absolvição de José Dirceu, mas pediu a condenação de José Genoino. Atualmente o ministro é também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade