PUBLICIDADE

Política

Ministro do STF tira de Moro as investigações contra Lula

22 mar 2016 - 22h48
(atualizado em 23/3/2016 às 07h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro Teori Zavascki
Ministro Teori Zavascki
Foto: Carlos Humberto /SCO/STF

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, ordenou nessa terça-feira que o juiz federal Sérgio Moro envie para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Relator da Lava Jato no Supremo, Teori aceitou também uma solicitação apresentada pelo governo que apontou irregularidades na divulgação das escutas telefônicas sobre conversas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff.

No entanto, a decisão não derruba a determinação de seu colega do STF, Gilmar Mendes, que na sexta-feira passada suspendeu a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil, um cargo que lhe concederia foro privilegiado.

O ex-presidente é alvo de várias investigações em curso e o Ministério Público de São Paulo pediu sua prisão preventiva após acusá-lo formalmente pelos crimes de lavagem de dinheiro e falsificação ideológica.

Teori também determinou um prazo de dez dias para que Moro apresente perante o Supremo um relatório do caso e explique por que autorizou a divulgação das escutas telefônicas de Lula e que envolveram Dilma.

Em sua decisão, o magistrado ressaltou que a lei "proíbe expressamente a divulgação de qualquer conversa interceptada" e determina a "inutilização das gravações que não interessem à investigação criminal".

"Não há como conceber, portanto, a divulgação pública das conversações do modo como se operou, especialmente daquelas que sequer têm relação com o objeto da investigação criminal", acrescentou a justificativa de Teori Zavascki.

No mesmo despacho, Zavascki decretou novamente o sigilo sobre as interceptações telefônicas para ""evitar ou minimizar os potencialmente nefastos efeitos jurídicos da divulgação".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade