PUBLICIDADE

Política

Temer chega a Israel e Palestina para visita de 5 dias

17 jun 2013 - 14h37
Compartilhar

O vice-presidente Michel Temer chegou nesta segunda-feira a Tel Aviv para uma visita oficial de cinco dias na qual se reunirá com os presidentes Shimon Peres e Mahmoud Abbas e participará da V Conferência Presidencial de Israel.

Fontes próximas à Vice-Presidência disseram hoje à Agência Efe que a viagem se inscreve na política de "aproximação do Oriente Médio e do Mundo Árabe", e ressaltaram os estreitos vínculos com Israel, país que - lembraram - o Brasil ajudou a criar através da Resolução de Partilha da Palestina aprovada pela ONU em 1947.

Em sua quinta visita à região do Oriente Médio, Temer - de origem libanesa - se reunirá na quarta-feira em Jerusalém com o presidente israelense e na quinta-feira em Ramala com o palestino.

As atividades do vice-presidente, que exporá aos anfitriões possíveis vias para fomentar o diálogo de paz no Oriente Médio, começarão amanhã com uma visita ao Museu do Holocausto em Jerusalém, seguida da inauguração em Tel Aviv do novo Centro Cultural Brasileiro e a participação na gala de abertura da V Conferência Presidencial de Israel, na qual Peres celebra seu 90 aniversário.

Na quarta-feira irá de novo ao Centro de Convenções para tomar parte na Sessão Plenária da conferência e se reunir com o chefe do Estado israelense, ao que seguirá um encontro com o presidente do Parlamento (Knesset), Yuli Edelstein.

O vice-presidente viaja acompanhado do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Luiz Lottenberg, o presidente da câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Salim Tawfiq Schahin, e o representante da Assembleia de Deus, pastor Everaldo Pereira.

Temer dedicará a quinta-feira à Autoridade Nacional Palestina (ANP), primeiro com entrevistas de caráter político com Abbas e com o novo primeiro-ministro, Rami Hamdala, e depois com uma visita a um centro poliesportivo que o Brasil ajuda a financiar junto com a Índia e África do Sul.

No dia seguinte se reunirá na cidade santa com o governador de Jerusalém e Abu Dis na ANP, e se deslocará à cidade palestina de Belém para visitar uma escola do campo de refugiados de Al Aida, acompanhado pelo máximo representante da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA) na zona, Filippo Grandi.

O Brasil, que reconheceu a Palestina como Estado em dezembro de 2010, muito antes da Assembleia Geral da ONU, em novembro passado, doou US$ 10 milhões em ajuda humanitária para os campos de refugiados.

As últimas visitas à região por parte de líderes brasileiros foram as do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010 e as dos ministros das Relações Exteriores Celso Amorim, no mesmo ano, e Antonio Patriota em outubro de 2012.

EFE   
Compartilhar
Publicidade