PUBLICIDADE

Política

SP: Lula recebe ministra do Planejamento em seu apartamento

4 nov 2011 - 12h52
(atualizado às 12h58)
Compartilhar

Sem receber visitas desde que recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve recepcionar na tarde desta sexta-feira, em seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Segundo a assessoria de Lula, o ex-presidente abriu uma exceção para a ministra, que cumpre agenda oficial na cidade.

Dilma diz que Lula está poupando a voz e falando baixo:

Saiba mais sobre os cânceres de Lula e Dilma

Conheça o tratamento e as consequências à saúde de Lula

Lula completa 66 anos: lembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

Lula está em tratamento contra um câncer de laringe, diagnosticado no último sábado. Ele deixou o Sírio-Libanês na terça-feira, após ser submetido à sua primeira sessão de quimioterapia. No mesmo dia, divulgou um vídeo em que agradece as manifestações de solidariedade que recebeu desde que a doença foi descoberta. "Estou preparado para enfrentar mais uma batalha e acho que nós vamos conseguir tirar de letra. Basta que a gente siga recomendações médicas, basta que a gente faça aquilo que precisa ser feito", disse, ao lado da mulher, Marisa Letícia.

"Sem perseverança, sem persistência, sem muita garra a gente, a gente não consegue nada. E nenhum ser humano pode se deixar vencer por uma dor ou por um câncer, ou seja, nós temos que lutar", disse. "O que aconteceu comigo é daquelas coisas que acontece com todo mundo, mas a gente pensa que só acontece com os outros, nunca com a gente", afirmou Lula, sobre o diagnóstico de câncer.

O ex-presidente aproveitou para pedir que os brasileiros continuem "botando fé nesse País". "Temos que (acreditar na nossa presidenta, ajudá-la, porque assim é que o Brasil vai para frente. Não existe espaço para pessimismo, para ficar lamentando."

Com a voz bastante rouca, o ex-presidente afirmou estar "doido para falar uns 'companheiros e companheiras' mais fortes. E ainda brincou ao se despedir: "um beijo e até a primeira assembleia, o primeiro comício ou o primeiro ato público."

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade