PUBLICIDADE

Política

SP: empresa encontra grampo em gabinete do prefeito de Paulínia

26 ago 2013 - 18h28
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Equipamentos supostamente usados em espionagem eletrônica foram encontrados no gabinete do prefeito de Paulínia, interior de São Paulo, Edson Moura Júnior (PMDB). Um boletim de ocorrência foi registrado nesta segunda-feira no 1° Distrito Policial, e também foi pedido de apuração no Ministério Público. A aparelhagem estava escondida no duto do sistema de alarme do gabinete de Moura Júnior, segundo o secretário de Segurança do município, Cícero de Brito. 

De acordo com Brito, foram localizados um conversor de vídeo e áudio com chip e cabeamento. "Esse equipamento seria suficiente para transmitir imagens e sons via internet ou por telefone, é um sistema sofisticado de espionagem", acusou ele em entrevista coletiva. Brito não quis comentar sobre quem teria interesse em instalar vigilância ilegal dentro do gabinete do prefeito, mas não descartou "a oposição" - sem apontar nomes ou partidos pela ausência de provas mais consistentes.

O secretário afirmou que é comum a administração que assume um governo contratar empresa especializada na verificação de segurança. Ele explicou que, logo após o prefeito assumir, em julho, uma empresa começou uma inspeção nos ambientes do gabinete do prefeito e seguiria nas demais dependências do primeiro escalão. 

Brito disse que os aparelhos foram encontrados na sexta-feira e radiografados e que agora aguardam a vistoria da polícia. Segundo o secretário, uma inspeção mais rigorosa será realizada por todo o prédio. Ainda na tarde desta segunda-feira, uma equipe da Polícia Civil iria fazer a perícia no gabinete do prefeito.

A verificação de um possível vazamento de dados do sistema de informação da prefeitura vai requerer uma apuração mais minuciosa. "Não quero acreditar que haja arapongas na prefeitura. É lamentável e seria vergonhoso para a cidade", disse o secretário.

Brito assegurou que o prefeito mantém sua rotina e está despachando em uma sala ao lado de seu gabinete, que será liberado depois da vistoria da polícia e após ser "limpa" e entregue pela empresa de segurança. 

Um pouco mais de um mês de governo

O prefeito Edson Moura Júnior (PMDB) está no governo da cidade há pouco mais de um mês. Ele assumiu a prefeitura de Paulínia em 16 de julho após ter seu recurso aceito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por cinco votos a um. Apesar de alcançar o primeiro lugar com 41% dos votos válidos na eleição de outubro de 2013, a sua candidatura foi questionada por ter sido lançado um dia antes das eleições. Moura Júnior tinha sido anunciado candidato em lugar do seu pai, Edson Moura (PMDB), no final da tarde do sábado, 6 de outubro.  

Após a contagem dos votos e divulgação da vitória do peemedebista, os demais candidatos concorrentes entraram na Justiça alegando que houve má-fé e que os eleitores votaram no pai e não no filho. Em resposta a isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou e suspendeu todos os votos dados a Moura Junior.

Em 1º de janeiro, o segundo colocado, que contava com 35% dos votos válidos, José Pavan Júnior (PSB), foi considerado reeleito e empossado. Entretanto, com a decisão do TSE, Pavan Júnior foi retirado do cargo e Moura Júnior assumiu a chefia do Executivo de Paulínia.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade