PUBLICIDADE

Política

Sorridente, Chávez se reúne com Dilma no Palácio do Planalto

31 jul 2012 - 10h42
(atualizado às 13h48)
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta sexta-feira ao Palácio do Planalto, sede do governo brasileiro, onde terá uma reunião bilateral com a presidente Dilma Rousseff e, posteriormente, participar da cúpula extraordinária do Mercosul.

Dilma e o ministro das Relações Exteriores (esq.), Antonio Patriota, observam a chegada de Chávez ao Palácio do Planalto
Dilma e o ministro das Relações Exteriores (esq.), Antonio Patriota, observam a chegada de Chávez ao Palácio do Planalto
Foto: Agência Brasil

Chávez, que se recupera de um câncer, mostrou bom estado físico ao subir a rampa que dá acesso ao Palácio do Planalto, em cuja parte superior lhe esperava a presidente Dilma, a quem cumprimentou sorridente e com um afetuoso abraço. O presidente venezuelano, que estava acompanhado por seu chanceler, Nicolás Maduro, conversou de pé por alguns minutos com Dilma, antes do início da reunião bilateral.

Chávez se reunirá com seus colegas do Brasil, Dilma Rousseff, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, José Mujica, que aprovaram a entrada da Venezuela depois de suspender o Paraguay, o quarto fundador do bloco, depois da destituição sumária pelo Congresso desse país do ex-presidente Fernando Lugo, em 22 de junho.

O Congresso paraguaio bloqueava a entrada da Venezuela desde 2006, quando havia sido aprovada sua entrada. Chávez agora se aproxima de uma de suas mais antigas metas geoestratégicas ao se unir ao bloco que representa 75% do PIB de América do Sul, ao lado de Brasil e Argentina, atores poderosos.

Esta é a primeira visita que Chávez faz a Brasília desde a do dia 6 de junho do ano passado, pouco antes de ser diagnosticado seu câncer.

Com informações das agências EFE e AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade