PUBLICIDADE

Política

Simon elogia candidatos e espera debate eleitoral de alto nível em 2014

Segundo senador gaúcho, aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos representa "algo novo na política brasileira"

8 out 2013 - 22h57
(atualizado às 22h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) salientou nesta terça-feira a importância da eleição presidencial de 2014, na qual espera uma campanha "de alto nível", e exaltou as qualidades dos principais candidatos - Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).  Ele defendeu a aprovação da cláusula de barreira, mas classificou como "boicote" a recusa à homologação do registro da Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva. As informações são da Agência Senado.

O senador sublinhou que o mesmo governo que estimulou a criação do PSD, em 2011, agiu contra o projeto de Marina Silva de criação de um novo partido - o qual, para ele, representa um movimento "da maior seriedade" e com "embasamento moral, social e popular". Em sua avaliação, a Justiça Eleitoral não usou para todos os partidos os mesmos critérios de verificação de denúncias de fraudes em assinaturas.

"Em São Bernardo do Campo, berço do PT, oitenta e tantos por cento das assinaturas apresentadas pela Rede foram impugnadas, sem que se dissesse por quê. A lei diz que se deve fazer e se deve explicar", protestou.

Pedro Simon destacou a "grandeza" e o "espírito público espetacular" representado pelo entendimento entre Marina Silva e Eduardo Campos para o pleito de 2014, opinando que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) "é o segundo de cada um de nós" e que a aliança representa algo novo na política brasileira.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/">Mapa eleitoral 2014</a>

O senador ainda afirmou que "não tem lógica" a proliferação de partidos sem a vigência de uma cláusula de barreira. "Para ir para a televisão, para ganhar dinheiro do fundo eleitoral, para vir para o Congresso, tem que ter povo, tem que ter voto, tem que ter garantia. Aqui não é assim. Aqui é o contrário, absolutamente o contrário", reclamou.

Simon manifestou seu respeito pelos principais candidatos e declarou esperar uma campanha eleitoral "com austeridade, com seriedade e com responsabilidade" e criticou a influência dos publicitários no comportamento dos candidatos. "Espero que tenhamos um debate político de alto nível, discutindo o futuro deste País, os rumos deste País", afirmou.

Em aparte, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) acompanhou os elogios de Simon aos três principais candidatos a presidente e opinou que, diferentemente de 2010, o País não terá no ano que vem um debate "de dossiês, de denúncias, de preconceito". Cristovam Buarque (PDT-DF), por sua vez, classificou como marcante a aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva, dizendo que o Brasil demanda mudanças e que o modelo de governo do PT apresenta sinais de esgotamento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade