PUBLICIDADE

Política

Serra fica no PSDB e diz que partido é 'trincheira' adequada para vencer PT

1 out 2013 - 17h59
(atualizado às 18h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Aécio Neves comenta permanência de Serra no partido
Aécio Neves comenta permanência de Serra no partido
Foto: George Gianni / PSDB / Divulgação

O ex-governador de São Paulo José Serra decidiu permanecer no PSDB, descartando a mudança de partido para o PPS, ofertada pela legenda para que fosse candidato presidencial, e disse nesta terça-feira que o ninho tucano é "a trincheira adequada" para derrotar o PT em 2014.

"A minha prioridade é derrotar o PT, cuja prática e projeto já comprometem o presente e ameaçam o futuro do Brasil. O PSDB, partido que ajudei a conceber e a fundar, será para mim a trincheira adequada para lutar por esse propósito", disse Serra em seu perfil na rede social Facebook. "A partir dela me empenharei para agregar outras forças que pretendem dar um novo rumo ao País", acrescentou.

Serra já havia informado mais cedo ao presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), sobre sua decisão de permanecer no PSDB. Freire lamentou a decisão de Serra e avaliou que representa uma "perda significativa para a oposição viabilizar um segundo turno para a Presidência em 2014", mas desejou sucesso ao ex-governador. O deputado disse que a tese de candidatura própria do PPS está "sendo superada" dentro da sigla e que o partido vai avaliar o cenário eleitoral do ano que vem.

Com a decisão de não trocar de partido, a única chance de Serra para disputar a Presidência pela terceira vez é buscar a realização de prévias para a escolha do candidato tucano no ano que vem.

O favorito para ser candidato do PSDB em 2014 é o presidente da legenda, o senador Aécio Neves (MG), que tem inclusive sido a estrela principal dos programas do partido na TV e no rádio.

Em nota, Aécio comemorou a permanência de Serra no partido. "José Serra é uma figura indispensável ao PSDB, de tal forma que sempre foi difícil para mim conceber nosso partido sem ele. Sua história de vida, seu papel na luta pela liberdade e na construção da democracia no Brasil, a exemplaridade com que exerceu seus mandatos, tudo isso faz dele credor da nossa estima e detentor de justo prestígio político e eleitoral", afirmou o presidente do PSDB, rival de Serra na disputa pela preferência do partido nas eleições ao Palácio do Planalto em 2014.

"Ainda não é o momento de definir a candidatura presidencial do PSDB e do conjunto de forças que se dispuserem a marchar conosco. A presença de José Serra em nossas fileiras fornece a nós, tucanos, e aos partidos aliados uma opção de grande dimensão política a ser avaliada no momento e segundo critérios adequados para o sucesso da luta comum", disse Aécio, que garantiu: "o que é certo é que estamos e estaremos juntos".

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/sopa-de-letrinhas-da-politica-brasileira/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/sopa-de-letrinhas-da-politica-brasileira/">Sopa de letrinhas da política brasileira</a>

Corrida ao Planalto

O fico de Serra ao PSDB também deve reduzir o número de candidatos de peso na eleição presidencial, já que ele ou Aécio estarão na disputa.

Esse número pode ficar ainda maior caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida nesta semana não conceder registro à Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva tenta fundar para a eleição do ano que vem.

Se a Rede não for viabilizada junto à Justiça Eleitoral até 5 de outubro, Marina, que atualmente ocupa a segunda posição na preferência do eleitorado, tem esse mesmo prazo para se filiar a algum partido e estar apta a disputar a Presidência. Nesta terça, o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer contrário à concessão de registro à Rede pelo TSE.

A presidente Dilma Rousseff é a favorita para se reeleger na eleição do ano que vem, segundo pesquisas eleitorais recentes divulgadas a pouco mais de um ano da eleição. O presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também é apontado como provável candidato ao Palácio do Planalto no ano que vem.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade