PUBLICIDADE

Política

Senadores discursam em homenagem a Tuma no Plenário

26 out 2010 - 14h47
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

Com a morte do senador Romeu Tuma (PTB-SP), a sessão plenária do Senado Federal prevista para a tarde desta terça-feira está sendo encaminhada pelas homenagens ao colega. Tuma morreu no início da tarde, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde setembro para tratar um quadro infeccioso de afonia (perda ou diminuição da voz).

O primeiro a discursar foi o senador Marco Maciel (DEM-PE), que também foi o primeiro a encaminhar requerimento para encerramento da sessão em virtude do falecimento. "O senador Tuma deixou aqui muitos amigos. Era assíduo às sessões do Senado Federal e do Congresso Nacional. Ao longo de sua vida pública, sempre esteve muito presente a necessidade de políticas voltadas para melhorar a segurança no País", afirmou.

O tucano Alvaro Dias (PR) também ressaltou a assiduidade do colega nos trabalhos da Casa, tanto no Plenário como nas comissões, e descreveu o lado "cordato" de Romeu Tuma. "A sua ausência será mais sentida em razão do exemplo de ser humano cordato, amigo, solidário sempre, parceiro em todos os momentos, especialmente nos momentos de dificuldade", disse.

Na abertura, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), presidindo a sessão, leu requerimento prevendo um minuto de silêncio à memória do falecido senador Tuma, designação dos parlamentares que representarão a Casa no enterro, voto de profundo pesar, apresentação de condolências à família e ao Estado e suspensão da sessão.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade