PUBLICIDADE

Política

Senadores acusam Venezuela de negar pouso de avião da FAB

Parlamentares pretendem visitar o opositor venezuelano Leopoldo López, encarcerado na prisão militar de Ramo Verde há mais de um ano

16 jun 2015 - 11h11
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Aécio Neves será o líder da missão parlamentar na Venezuela
Aécio Neves será o líder da missão parlamentar na Venezuela
Foto: Eumano Silva / Reprodução

Senadores brasileiros acusaram o governo da Venezuela de não autorizar a aterrissagem de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que os levaria na quinta-feira a Caracas para conhecerem de perto a situação política no país, confirmaram fontes parlamentares nesta terça-feira.

Mesmo assim, fontes ligadas ao grupo de senadores que pretende viajar a Caracas disseram à Efe que, em última instância, o próprio Senado fretará um avião, e afirmaram que a viagem continua programada para esta quinta-feira.

Eles pretendem visitar o opositor Leopoldo López, que está encarcerado na prisão militar de Ramo Verde.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O líder opositor venezuelano Leopoldo López se entrega à Guarda Nacional em Caracas, na Venezuela, em fevereiro de 2014
O líder opositor venezuelano Leopoldo López se entrega à Guarda Nacional em Caracas, na Venezuela, em fevereiro de 2014
Foto: Jorge Silva / Reuters

O senador Ronaldo Caiado, do DEM, estava indignado com a falta de autorização para o voo da FAB e solicitou "uma moção de repúdio pedindo a exclusão da Venezuela do Mercosul e rompendo todos os acordos legislativos do Brasil com esse país".

Apesar da denúncia dos senadores, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, negou que a Venezuela tenha tomado uma decisão sobre a aterrissagem, mas admitiu que ainda não há resposta e que o governo do presidente Nicolás Maduro "não tem o menor interesse" na visita dos parlamentares.

"A Venezuela ainda não respondeu. Qualquer voo da FAB precisa de autorização para aterrissar em outro país. Estou esperando a resposta conforme o acordo entre os países, mas evidentemente é de se imaginar que a Venezuela não tenha o menor interesse nessa visita", sustentou o ministro.

A missão parlamentar será liderada pelo ex-candidato e senador Aécio Neves (PSDB) e tem como objetivo checar a situação política no país e visitar alguns dos opositores presos, entre eles Leopoldo López, que está em greve de fome desde 24 de maio.

Partido de Leopoldo López pede por sua libertação:

De acordo com Aécio, a viagem dos parlamentares busca pressionar o governo de Maduro para que solte os opositores e fixe uma data para a realização de eleições legislativas, previstas para este ano.

"Quando se fala de democracia e de liberdade não se têm porque respeitar as fronteiras. Vamos, portanto, um grupo integrado por vários partidos, de forma absolutamente respeitosa", comentou Aécio.

Segundo senador também haverá parlamentares da base governista.

"Não há mais espaço para os presos políticos, nem em nossa região nem em qualquer outra parte do mundo. Queremos compensar a gravíssima omissão do governo brasileiro", sublinhou Aécio, que negou que a missão signifique uma "intromissão" em assuntos internos da Venezuela.

"O tempo do autoritarismo na região já acabou", acrescentou.

Leopoldo López está em greve de fome desde 24 de maio
Leopoldo López está em greve de fome desde 24 de maio
Foto: Youtube / Reprodução

Em maio o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o governo de Rousseff está buscando "incansavelmente" uma solução para a crise política na Venezuela e que pediu às autoridades eleitorais venezuelanas que fixem uma data para as eleições parlamentares.

Maduro: "prefeito preso vai responder por crimes contra a paz":
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade