PUBLICIDADE

Política

Senado demite suposta funcionária fantasma de Sarney

30 jun 2009 - 06h48
(atualizado às 07h00)
Compartilhar

O Senado demitiu Vânia Lins Uchôa Lopes, que trabalhava como assessora de José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa, segundo informou nesta terça-feira o jornal Folha de S.Paulo. No sábado, o jornal publicou reportagem afirmando que Vânia seria uma funcionária fantasma do Senado, já que nunca iria a Brasília. A assessoria de Sarney afirmou que não sabia da situação de Vânia e que está apurando se há outros casos.

Vânia Lins Uchôa Lopes foi nomeada em 8 de abril de 2005, na gestão do ex-presidente e atual líder do PMDB, Renan Calheiros (PMDB-AL), a quem é ligada. Ela é casada com um suposto "laranja" de Calheiros, o primo do senador, Tito Uchôa. Ele teria em seu nome rádios de Alagoas e uma agência de veículos que seriam, na verdade, de Calheiros.

Sarney é acusado de nepotismo e de envolvimento em outras irregularidades, incluindo o escândalo dos atos secretos do Senado, que foram utilizados para contratar servidores, autorizar a nomeação de parentes de senadores e o pagamento de horas extras.

Além disso, o neto dele, José Adriano Cordeiro Sarney, é acusado de fazer parte de um esquema irregular de crédito consignado pelo Senado e estaria sendo investigado pelo Polícia Federal.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade