PUBLICIDADE

Política

Senado dá posse a primeiro parlamentar de origem japonesa

6 mai 2010 - 20h51
(atualizado às 21h37)
Compartilhar

O médico Jorge Yanai (DEM-MT), segundo suplente do ex-senador Jonas Pinheiro, foi empossado, nesta quinta-feira, na vaga do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que tirou licença de quatro meses para tratamento de saúde. Segundo a Agência Senado, Jorge Yanai é o primeiro brasileiro de origem japonesa a assumir uma cadeira no Senado Federal.

Yanai é descende de uma família oriunda de Hiroshima, cidade vítima da primeira bomba nuclear lançada durante a 2ª Guerra Mundial. Originário do Paraná, Yanai é pioneiro na ocupação do território norte-mato-grossense. Ele chegou há 30 anos ao município de Sinop, depois de ter se formado pela Escola de Medicina do Paraná. Ele já foi deputado estadual.

Em seu primeiro discurso logo após tomar posse no Senado, em sessão presidida pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), Jorge Yanai fez um agradecimento a políticos do DEM de Mato Grosso e cumprimentou autoridades presentes em Plenário, entre as quais o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanoushi.

Jorge Yanai anunciou que dará prioridade, em sua atuação no Senado, aos setores de transportes, saúde, educação e segurança. "O futuro de nosso País está no transporte. Basta olhar o nosso mapa para perceber a possibilidade imensa que o nosso País tem. Nós temos um País produtivo e produtor, mas nós precisamos de um transporte verdadeiramente eficiente, nós precisamos recuperar e melhorar as nossas rodovias", disse.

Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Eduardo Suplicy (PT-SP) deram as boas vindas a Jorge Yanai, parabenizando-o pelo pronunciamento.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade