PUBLICIDADE

Política

Estados e municípios com perdas nos royalties terão socorro

Limites de gastos estabelecidos pelo Senado não precisarão ser cumpridos pelos afetados com perda de royalties

28 mai 2015 - 21h14
(atualizado às 22h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado aprovou resolução nesta quinta-feira (28) que autoriza Estados e municípios que sofreram perdas de arrecadação pela exploração de recursos naturais a tomarem empréstimos como antecipação de receita sem precisar respeitar os limites estabelecidos pelo próprio Senado.

Resolução do Senado não precisa ser apreciada pela presidente
Resolução do Senado não precisa ser apreciada pela presidente
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Por se tratar de resolução da Casa, a proposta não precisa ser apreciada pela Câmara nem está sujeita a sanção da presidente Dilma Rousseff, segundo a Agência Senado, e entrará em vigor ao ser promulgada pela Mesa Diretora do Senado.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Inicialmente a proposta previa que só Estados e municípios produtores de petróleo poderiam se beneficiar da medida, mas emendas de senadores, aprovadas e inseridas no texto, incluíram os Estados e municípios que recebem compensação pela produção de minérios e de recursos hídricos usados na produção de energia elétrica.

A aprovação da medida, justificada por seus autores pela queda no preço do barril de petróleo, vem em um momento em que o governo busca reequilibrar as contas públicas e no mesmo dia que o Senado aprovou a terceira medida provisória enviada pelo Executivo ao Legislativo no âmbito do ajuste fiscal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade