PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Senado aprova general que fez declaração sobre gays para o STM

10 mar 2010 - 18h17
(atualizado às 18h40)
Compartilhar

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira a indicação dos generais Álvaro Luiz Pinto e Raymundo Nonato Cerqueira Filho para ocuparem vagas no Superior Tribunal Militar (STM). Cerqueira Filho provocou polêmica ao ser sabatinado no Senado ao dizer que as tropas militares não obedeceriam a um comandante homossexual. As informações são da Agência Senado.

Na sabatina, o general disse que, de acordo com o "tipo de atividade" das Forças Armadas, um homossexual não conseguiria exercer o comando e que deveriam procurar outra carreira. "O indivíduo não consegue comandar. A tropa fatalmente não vai obedecer. Isso está provado. Não é que o indivíduo seja criminoso, e sim o tipo de atividade. Se ele é assim, talvez haja outro ramo de atividade que ele possa desempenhar", disse ele na ocasião. Cerqueira Filho disse ainda que os gays estão presentes nos quartéis, mas eles só devem ser aceitos se mantiverem em segredo a opção sexual.

Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Eduardo Suplicy (PT-SP) comentaram a polêmica que envolveu a sabatina de Cerqueira Filho e destacaram que o general havia se retratado da afirmação. Após a polêmica, o general afirmou não ter sido preconceituoso, mas apenas opinou sobre o perfil da atividade.

"A minha opinião foi puramente uma questão de aptidão ou perfil para a atividade. O posicionamento não tem força de lei, pois cabe ao Ministério da Defesa, juntamente com as três Forças, estudar e, se for o caso, propor projeto de lei que permita o ingresso de homossexuais nas Forças Armadas, e ao Congresso Nacional sua aprovação, a exemplo do que é discutido e avaliado em vários países do mundo, inclusive nos Estados Unidos da América, a maior potência militar terrestre neste momento", disse.

A indicação de Pinto recebeu 40 votos favoráveis e quatro contrários. Já a de Cerqueira Filho teve 46 votos a favor e cinco contra.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade