PUBLICIDADE

Política

Seminário LGBT tem Wanessa cantando hino e beijo na bochecha

17 mai 2011 - 12h03
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

A abertura do 8º seminário LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), nesta terça-feira, em Brasília, teve a cantora Wanessa entoando, à capela, o Hino Nacional, e o presidente da ALGBT, Toni Reis, dando um beijo na bochecha de seu companheiro, David.

A cantona Wanessa Camargo cantou o hino nacional na abertura do seminário
A cantona Wanessa Camargo cantou o hino nacional na abertura do seminário
Foto: Beto Oliveira / Agência Câmara

Neste ano, o seminário tem como slogan "Quem ama tem o direito de casar", pela aprovação da proposta de emenda à Constituição do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O tema é debatido depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da união estável homoafetiva, que foi comemorada por Toni Reis. "Estamos felizes com a decisão do STF, que deu um show de cidadania. Não vejo nenhum heterossexual, nenhum religioso que perdeu nada. Quem perdeu foi a homofobia, a intolerância".

Ele discursou ao lado de David e respondeu aos gritos de "beija, beija" dizendo: "Estamos em uma casa séria. Darei um beijo na bochecha, de respeito". Ao final de sua fala, o presidente da associação LGBT cantou as palavras de ordem da marcha contra a homofobia prevista para esta quarta-feira na Esplanada dos Ministérios: "Fora homofobia, homofobia fora; fora homofobia, já chegou a sua hora".

O público do seminário, que lota um auditório da Câmara dos Deputados, acompanhou com palmas. Também ajudou Wanessa na execução do Hino Nacional, sem o acompanhamento de instrumentos, e ouviu vários parlamentares se manifestarem, como a deputada Manuela d'Avila (PCdoB-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos. "Quando chamamos os outros de intolerantes, estamos dizendo que queremos a tolerância. Nós não queremos ser suportados, queremos ser respeitados. Tolerar é muito pouco, porque significa não dialogar, não aprender com a diversidade", disse.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) disse que desde 1995 a Câmara não "deu um passo sequer" para aprovar leis que assegurem a promoção da cidadania LGBT. "São 22 projetos, todos encalhados", lamentou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade