PUBLICIDADE

Política

Sem apoio, prefeito de Porto Alegre se licencia do PDT

José Fortunati anunciou o afastamento do partido após desentendimentos com a bancada da Câmara

17 mar 2015 - 10h44
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati</p>
Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati
Foto: Marcelo Miranda Becker / Terra

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, anunciou na manhã desta terça-feira que está se licenciando de seu partido, o PDT. O anúncio foi feito durante uma sequência de entrevistas nas rádios Bandeirantes, Guaíba e Gaúcha. A oficialização da decisão está prevista para ocorrer ainda hoje.

O argumento de Fortunati para se licenciar do partido é a postura da bancada do PDT na Câmara de Vereadores, composta por cinco integrantes, e que vem votando de forma dividida já há algum tempo. Segundo o prefeito, a ‘gota d’água’ aconteceu nessa segunda e ele tomou a decisão entre a noite e a madrugada.

Na votação de ontem, com apoio da base, a Câmara rejeitou o veto total do Executivo ao projeto que cria 14 Áreas Especiais de Interesse Social (Aeis) em Porto Alegre. O Legislativo também manteve o projeto de lei que obriga a instalação de ar condicionado em novos veículos do transporte coletivo. A licitação para o transporte público de Porto Alegre e as discussões sobre o valor da tarifa têm sido motivo de desgaste constante para o prefeito neste seu segundo mandato.

Além da relação tumultuada com a base, uma série de fatores políticos é apontada como agravante. Entre eles, a relação com o principal aliado no comando de Porto Alegre, o PMDB, as disputas referentes às eleições municipais de 2016 e as pretensões do PDT para as eleições de 2018. Em 2016 o PMDB vai apresentar como candidato o hoje vice-prefeito, Sebastião Melo.

O peemedebista tem papel de destaque atualmente na administração, ao ponto de ser chamado de ‘prefeito Melo’. O PDT, contudo, tem pretensões de lançar um nome próprio. Em relação a 2018, até o ano passado, Fortunati era apontado como o candidato certo do PDT ao Piratini. Mas desde que Lasier Martins se elegeu para o Senado, o nome do prefeito desidratou e Lasier passou a ser cotado como o candidato com mais força.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade