PUBLICIDADE

Política

Secretário da Transparência do RS pede demissão

9 jul 2009 - 22h10
Compartilhar

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), aceitou nesta quinta-feira o pedido de demissão do secretário da Transparência e Probidade Administrativa, Carlos Otaviano Brenner de Moraes. Em nota, Yeda convidou o atual chefe adjunto da Casa Civil do Governo do Estado, Francisco Luçardo, para assumir interinamente a Secretaria.

A assessoria do governo não informou o motivo da saída de Brenner. Ele estava no cargo desde outubro do ano passado.

A secretaria foi criada em abril de 2008 como uma forma de amenizar as denúncias de corrupção envolvendo o governo de Yeda. Em menos de onze meses, este é o segundo secretário que se demite da pasta. A primeira titular, Mercedes Rodrigues, deixou o cargo com a alegação de que o governo não viabilizava a criação de um projeto contra a corrupção.

O governo de Yeda tem sido alvo de acusações desde a Operação Rodin, da Polícia Federal, que investigou um suposto esquema envolvendo fraudes em contratos de prestação de serviços da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) e Fundação para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae) para o Detran, e que causou o desvio de aproximadamente R$ 44 milhões dos cofres públicos, segundo estima o Ministério Público.

A situação ficou mais complicada depois que a revista Veja divulgou gravações mostrando conversas entre Marcelo Cavalcante, ex-assessor da governadora, e o empresário Lair Ferst, um dos coordenadores da campanha de Yeda e réu na Operação Rodin. O áudio indicaria o uso de caixa dois na campanha de Yeda para o governo do Estado.

O novo secretário interino, Francisco Luçardo, foi também foi procurador-geral de Justiça do Estado e atuava como de secretário-adjunto da Casa Civil desde fevereiro de 2009.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade