PUBLICIDADE

Política

SC: cidade conclui apuração em 20 minutos; Búrigo vence em Criciúma

3 mar 2013 - 18h50
(atualizado às 20h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>B&uacute;rigo, do PP, conquistou a vit&oacute;ria em Crici&uacute;ma com 72,27% dos votos</p>
Búrigo, do PP, conquistou a vitória em Criciúma com 72,27% dos votos
Foto: Divulgação

A apuração das eleições neste domingo durou pouco mais de uma hora e meia em Santa Catarina. Cerca de 162 mil eleitores voltaram às urnas para escolher prefeitos das cidades de Campo Erê, Balneário Rincão, Tangará e Criciúma. Em pouco mais de 20 minutos, o resultado na cidade de Balneário Rincão, no sul do Estado, acabou anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina. Décio Goés (PT) venceu por uma diferença de 411 votos o candidato do PMDB, Jairo Celoy. 

No município de pouco mais de 9,7 mil eleitores, foram testados sistemas de transmissão de dados diretamente das urnas para a central de apuração dos votos do TRE-SC. Com isso, todos os votos foram totalizados e o resultado anunciado pouco mais de trinta minutos após o fechamento da votação.

As atenções nestaa eleições estavam voltadas para a cidade de Criciúma, localizada a 190 quilômetros ao sul de Florianópolis. O município de 139 mil eleitores é estratégico por possuir uma das maiores arrecadações do Estado e vinha sendo disputado por lideranças do PP e PMDB.

O resultado foi anunciado às 18h10 e o atual vice-prefeito, Márcio Búrigo (PP), conquistou uma vitória esmagadora: 72,27% dos votos, contra 11,89% de Ronaldo Benedet (PMDB) e 10,26% de Fábio Brezola (PT). Américo Faria (DEM) obteve 2.51%, seguido de Cíntia Santos (PSTU), com 2,14%, e Rodrigo (PCB), que conquistou 0,03%. Foram 19% os eleitores que não compareceram para votar, 2,57% anularam o voto e 2,71% votaram em branco.

Apesar de toda a confusão e polêmica que cercou a nova eleição em Criciúma, o domingo foi de muita tranquilidade e nenhuma ocorrência de maior gravidade. A movimentação foi mais intensa pela manhã. 

Na primeira entrevista coletiva após vencer o pleito deste domingo, o prefeito eleito de Criciúma, Márcio Búrigo, disse que vai priorizar ações para melhorar o setor de saúde. “(Essa área) é problemática em todas as partes do País e isso não poderia ser diferente em Criciúma”, disse, sem citar medidas concretas que pretenda adotar.

Entenda o caso

Em outubro, Clésio Salvaro (PSDB) acabou reeleito com vitória esmagadora: 76% dos votos dos eleitores de Criciúma. Entretanto, a candidatura do tucano foi impugnada com base em um processo pelo qual havia sido condenado em 2008, por abuso do poder econômico e propaganda irregular em meios de comunicação. A denúncia partiu do PMDB.

Salvaro foi punido com três anos de inegibilidade, mas com a chegada da Lei da Ficha Limpa, sua pena chegou aos oito anos. O caso gerou muita polêmica e foi parar no STF. O eleito perdeu em todas as instâncias. 

Com a disputa aberta novamente, Salvaro teve sucesso e transferiu os votos para seu vice Márcio Búrigo (PP). Foi a segunda derrota consecutiva do vice-governador e presidente do PMDB catarinense, Eduardo Pinho Moreira, em seu próprio reduto eleitoral.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade