0

Sarney é reeleito presidente do Senado com 70 dos 81 votos

1 fev 2011
13h21
atualizado às 13h29

Com o voto de 70 dos 81 senadores, o ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) foi reeleito para seu quarto mandato como presidente do Senado na manhã desta terça-feira logo após a cerimônia de posse dos 54 senadores. Com o apoio declarado da maioria das bancadas, Sarney vai gerir a Casa nos próximos dois anos. Randolfe Rodrigues (Psol-AP) obteve oito votos. Dois parlamentares votaram em branco e um anulou seu voto.

O peemedebista havia declarado que não pretendia concorrer à reeleição, mas que a "unanimidade do PMDB insistiu em sua reeleição". Na última sexta-feira, quando confirmou a candidatura, Sarney atribuiu a insistência do PMDB para que concorresse à sua capacidade em "manter a unidade do partido".

Para eleger o presidente, os 54 senadores empossados se somaram aos 27 que ainda cumprem o mandato de oito anos no plenário. Primeiro foram eleitos os líderes das bancadas para depois passar à eleição da Mesa. Além de Sarney, o PSOL lançou como candidato o senador Randolfe Rodrigues (AP). Como havia dois candidatos, a votação foi feita em cédulas de papel.

Fonte: Terra
publicidade