PUBLICIDADE

Política

Sarney abre processo administrativo contra Agaciel e Zoghbi

4 jul 2009 - 22h59
(atualizado às 23h34)
Compartilhar

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou a abertura de um processo administrativo para investigar a responsabilidade do ex-diretor-geral Agaciel Maia e do ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi nos chamados atos secretos, decisões da mesa diretora da Casa que não foram tornadas públicas. As informações são do Jornal Nacional.

A determinação de Sarney atende a uma sugestão de uma comissão de sindicância, aberta pelo próprio presidente do Senado e que analisou o caso nas últimas duas semanas. Segundo a investigação, os dois cometeram crimes de improbidade administrativa e prevaricação.

Segundo a reportagem, à comissão de sindicância, Zoghbi disse que deu ordens para manter alguns atos em segredo. Já Agaciel Maia, ainda de acordo com o telejornal, disse que não deu ordens nesse sentido. O relatório da comissão diz também que nenhum dos servidores ouvidos admitiu ter recebido ordens de senadores para impedir a publicação de atos.

Os dois ex-diretores foram afastados de seus cargos em março deste ano, após denúncias de irregularidades. Mas, como são funcionários de carreira, continuam trabalhando em outros órgãos da Casa e recebendo salários normalmente.

Crise no Senado

A Casa foi afetada por uma série de denúncias nos últimos meses, que passaram pelos atos decretados secretamente, uso descontrolado da cota de passagens aéreas dos parlamentares, demissão de ex-diretores por irregularidades e acusações de nepotismo e favorecimento contra Sarney. Na sexta-feira, no mais recente episódio da crise, ele foi acusado de não declarar uma mansão avaliada em mais de R$ 4 milhões à Justiça Eleitoral. O presidente da Casa nega as denúncias.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade