PUBLICIDADE

Política

RJ: Bethlem confirma desistência de concorrer à reeleição

Deputado federal é acusado de corrupção quando era secretário municipal do Rio de Janeiro

31 jul 2014 - 16h52
(atualizado às 17h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ), acusado de envolvimento em uma esquema de corrupção, anunciou que vai desistir de se candidatar à reeleição. Em nota curta divulgada pela sua assessoria, Bethlem afirma que a decisão foi tomada diante das acusações feitas contra ele nos últimos dias e diz que precisa preparar a sua defesa. "Diante dos recentes acontecimentos envolvendo o meu nome, pela necessidade de cuidar da minha família e preparar a minha defesa, declaro que vou encaminhar ao partido a retirada da minha candidatura para o pleito de 2014." Bethlem é suspeito de receber propina a partir de contratos ao longo de anos comandando a Secretaria de Ordem Pública, de Assistência Social e de Governo.

<p>Ex-secretário de governo do prefeito Eduardo Paes, Bethlem foi gravado e denunciado por sua ex-mulher, a empresária Vanessa Felippe</p>
Ex-secretário de governo do prefeito Eduardo Paes, Bethlem foi gravado e denunciado por sua ex-mulher, a empresária Vanessa Felippe
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Na quarta-feira, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), já havia adiantado que Bethlem provavelmente desistiria de concorrer nas eleições deste ano, mas a informação só foi confirmada nesta quinta-feira.

Conselho de Ética

O Psol anunciou que entrará com representação pedindo que o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados investigue Bethlem. Segundo o deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ), a denúncia deve ser entregue na próxima terça-feira. Esta semana, o PPS entrou com representação em outro órgão do Congresso, a Corregedoria, pedindo que as suspeitas contra Bethlem sejam apuradas. O PSOL entendeu que o pedido protocolado na Corregedoria não é o suficiente.

No último fim de semana, as revistas Época e Veja publicaram reportagens com base em gravações de conversas do deputado Rodrigo Bethlem com a ex-mulher, a empresária Vanessa Felippe, na qual ele afirma que teria recebido da ONG Casa Espírito Teslo cerca de R$ 100 mil por mês, durante o prazo de um convênio, e admite ter uma conta na Suíça. Em outra gravação, Bethlem afirma à ex-mulher que foi muito "útil" ao empresário Jacob Barata, conhecido como "rei do ônibus" do Rio de Janeiro. Vanessa entregou à revista Época anotações que sugerem que Barata doou dinheiro para a campanha eleitoral de Bethlem.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade