PUBLICIDADE

Política

Ribeirão Preto empossa primeira prefeita da história

1 jan 2009 - 15h30
(atualizado às 15h34)
Compartilhar

Um dos municípios mais importantes do interior de São Paulo, Ribeirão Preto, de 600 mil habitantes, a 314 km a norte de São Paulo, empossou nesta quinta-feira a primeira prefeita da história.

» vc repórter: mande fotos e notícias

  • Dados do município
  • Prefeito: Dárcy Vera (DEM)
  • Vice: Marinho Sampaio (PMDB)
  • População:547.417
  • IDH: 0.855
  • PIB per capita: R$ 20.139

Eleita no primeiro turno com 52% dos votos válidos (154.793), a deputada estadual Darcy Vera (DEM), 41 anos, assumiu a prefeitura prometendo lutar para instalar mais indústrias no município e evitar que a Agrishow, maior feira de agronegócios do País, seja transferida para outro município.

"Vou botar a cara e ir para a rua para fazer o melhor governo que esta cidade já teve", prometeu a prefeita no discurso de posse, na Câmara Municipal.

Depois, na solenidade de transferência de cargo, na prefeitura, Vera cobrou empenho dos secretários, também empossados hoje. "Quero pedir que eles desliguem os celulares somente depois da meia-noite e deixem os telefones fixos de suas casas ligados porque poderão ser chamados de madrugada", comentou a prefeita, anunciando para esta sexta-feira a primeira reunião com o secretariado. Antes, vai conversar com seu padrinho político, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

A prefeita falou da prioridade de seu governo, de batalhar para aumentar o número de empresas no município, e anunciou um acordo com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão para instalar placas em volta da cidade, chamando as empresas para se instalarem no município em troca de inventivos fiscais.

De acordo com a prefeita, uma das prioridades de sua administração será evitar que a Agrishow seja transferida para o município de São Carlos.

A agrishow é a maior feira de agronegócios do País e está sendo transferida para São Carlos com um investimento de R$ 53 milhões bancados pelo governo federal. "Vamos conversar com o Palocci (Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda e ex-prefeito de Ribeirão) para ele convencer o Lula a desistir da transferência", disse Vera.

O município de São Carlos será administrado pelo PT pelo terceiro mandado consecutivo. Milton Lima foi prefeito por duas vezes. Hoje, assumiu Oswaldo Barba, também petista.

Os dois são ex-reitores da Universidade Federal de São Carlos e encamparam a luta do município para se tornar a Cidade da Bionergia.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade