PUBLICIDADE

Política

Reunião no Planalto sobre Código Florestal termina sem acordo

4 mai 2011 - 17h51
(atualizado às 18h25)
Compartilhar

Mais uma tentativa de acordo para a votação do Código Florestal não obteve sucesso. Ela ocorreu nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, durante o almoço. O relator da matéria, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), reuniu-se com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e com o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio.

Aldo e Vaccarezza deixaram o Planalto sem falar com a imprensa. A única informação foi que as negociações continuavam e que o relator e o governo não conseguiram chegar a um acordo sobre o texto.

Desde o início da semana, o Planalto se mobilizou mais intensivamente para a votação. Palocci e Luiz Sérgio se dedicaram a reuniões com o relator da matéria e com o líder do governo na Câmara.

A pressa em votar o Código Florestal é do governo. Mais cedo, Luiz Sérgio chegou a se reunir com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e com líderes partidários para tentar construir um acordo para a votação. Ao sair da reunião, Luiz Sérgio disse que o governo trabalhava com a hipótese de "construir um relatório consensual".

Na terça-feira, Rebelo havia aceitado promover novas mudanças para diminuir os pontos de desacordo entre os parlamentares e garantir que o tema pudesse ser levado hoje ao Plenário na Câmara dos Deputados. Entre as mudanças, está a parte do projeto que daria aval para que governos estaduais e municipais declarassem uma área como "interesse social" para produção de alimentos e, consequentemente, abrissem brechas para mais desmatamento.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade