PUBLICIDADE

Política

Renan defende que PMDB defina nome para concorrer à presidência do Senado

28 jan 2015 - 18h53
Compartilhar

O atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre quem recai a expectativa de que se candidate novamente ao posto, defende que a bancada de seu partido defina um nome para a disputa, apesar de seu colega Luiz Henrique (PMDB-SC) ter se adiantando e anunciado sua intenção de concorrer à presidência da Casa.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 3/12/2014
Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 3/12/2014
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Pela tradição no Senado, a maior bancada da Casa, no caso a do PMDB, indica um nome para a presidência, enquanto os demais partidos indicam quadros para os demais postos da Mesa, seguindo o critério da proporcionalidade.

“O senador Renan Calheiros ponderou ao senador Luiz Henrique da Silveira que a indicação do nome para disputar a presidência do Senado Federal é feita pela maior bancada de modo a não violar a proporcionalidade e o regimento”, afirma nota divulgada pela assessoria de imprensa do presidente.

“O senador Renan Calheiros entende, e assim expressou ao senador Luiz Henrique, que o nome a ser apoiado deverá ser aquele que for escolhido pela maioria dos 19 senadores do PMDB”, diz o texto.

Mais cedo, ao relatar conversa com Renan na manhã desta quarta-feira, Luiz Henrique afirmou que não vai recuar de sua candidatura e que tem caráter “irreversível”.

O senador catarinense anunciou sua intenção de concorrer à presidência na terça-feira, mas deve formalizar a candidatura na sexta-feira. Renan ainda não anunciou se será candidato, mas costuma oficializar suas candidaturas na última hora.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade