0

Regiões do Brasil serão homenageadas na festa de posse de Dilma

26 dez 2010
15h54
atualizado às 18h23

A posse da nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), em 1º de janeiro de 2011, será animada por uma série de shows e apresentações artísticas. O evento começa às 10h na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em Brasíia, e termina às 22h. Segundo o Ministério da Cultura (MinC), as regiões do Brasil serão homenageadas na posse Dilma e do novo governo do Distrito Federal (DF).

Uma série de shows deverá acontecer na posse da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) no próximo dia 1º de janeiro
Uma série de shows deverá acontecer na posse da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) no próximo dia 1º de janeiro
Foto: Claudia Andrade / Redação Terra

Das 10h até o meio-dia, haverá apresentações de grupos infantis, com mamulengo e pernas de pau. Já os shows musicais também começam às 10h e vão até as 14h, divididos em quatro tendas montadas na Esplanada, que homenageiam as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. No encerramento dessas apresentações, os artistas se unirão em um só cortejo cívico-cultural, que irá saudar a presidente Dilma Rousseff, entoando o Hino Nacional Brasileiro.

Neste domingo, a equipe de planejamento de posse da presidente realizou a última simulação da cerimônia. O ensaio começou às 14h30 e terminou às 17h30. Homens e mulheres das Forças Armadas e policiais participam do treinamento.

Após a cerimônia da posse, propriamente dita, das 18h30 às 21h, será a vez do show "Cinco ritmos do Brasil", com as cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart'nália e Zélia Duncan, no palco Centro-Oeste, localizado na Praça dos Três Poderes.

Simultaneamente à festa da posse presidencial, haverá também um palco na Esplanada dos Ministérios onde será celebrada também a posse do governador do DF, Agnelo Queiroz. O palco GDF receberá atrações de Brasília, São Paulo e Pernambuco.

Projeto Arena Brasil


Os shows da posse presidencial serão os primeiros do projeto Arena Brasil, uma série de cinco grandes eventos planejados para 2011 - um em cada região do País, sempre em datas cívicas. A Confraternização Universal, lembrada no dia 1º, inspirou os organizadores a promoverem a celebração da identidade cultural brasileira, com participação de grupos de cultura afro, manifestações indígenas, hip-hop, música de todos os ritmos, dança e cultura popular, vindos de diferentes estados.

Além dos shows da posse, o MinC e a FCP programaram outros quatro shows para o ano que vem. O próximo será na região Nordeste, no dia 22 de abril, para comemorar a data que marca o Descobrimento do Brasil. No dia 11 de agosto, a Consciência Negra será lembrada com a chegada do projeto ao Sudeste. O 7 de setembro será celebrado no Sul e o 15 de novembro, na região Norte.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade