PUBLICIDADE

Política

Recálculo faz Dilma perder 24 segundos no horário eleitoral

TSE refez os cálculos e Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) ganharam, respectivamente, 4 e 14 segundos no horário reservado para propagandas partidárias

6 ago 2014 - 08h42
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dilma Rousseff (PT) em agenda de campanha em Guarulhos; candidata à reeleição perdeu 24 segundos no horário eleitoral gratuito, mas terá a maior parte do tempo das propagandas</p>
Dilma Rousseff (PT) em agenda de campanha em Guarulhos; candidata à reeleição perdeu 24 segundos no horário eleitoral gratuito, mas terá a maior parte do tempo das propagandas
Foto: Bruno Santos / Terra

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) refez os cálculos e aprovou na noite de terça-feira o tempo que cada coligação partidária terá direito para o horário eleitoral gratuito. Com a nova divisão, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição à Presidência da República, perde 24 segundos. Seus principais concorrentes, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), ganham 4 e 14 segundos, respectivamente.

Em julho, o TSE tinha divulgado uma divisão preliminar dos tempos de propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV. Representantes de partidos políticos e coligações apresentaram, em audiência pública, questionamentos em relação à proposta inicial do tribunal.

Com o novo cálculo, a coligação que apoia a presidente Dilma Rousseff, que teria 11 minutos e 48 segundos, ficará com 11 minutos e 24 segundos. Ainda assim, a candidata à reeleição à Presidência da República permance com mais do que o dobro do tempo de seus concorrentes.

A coligação do candidato Aécio Neves terá 4 minutos e 35 segundos, ante 4 minutos e 31 segundos na divisão preliminar. Já Eduardo Campos ficará com 2 minutos e 3 segundos do tempo no horário eleitoral gratuito, 14 segundos a mais do que o tempo de 1 minuto e 49 segundos divulgado anteriormente.

Os tempos dos demais candidatos são: Pastor Everaldo (PSC), 1 minuto e 10 segundos; Eduardo Jorge (PV), 1 minuto e 4 segundos; Luciana Genro (Psol), 51 segundos; Levy Fidelix (PRTB), 47 segundos; José Maria Eymael, 45 segundos; Zé Maria (PSTU), 45 segundos; Mauro Iasi (PCB), 45 segundos; e Rui Costa Pimenta (PCO), 45 segundos.

Horário eleitoral gratuito

A propagando eleitoral gratuita começa a ser veiculada no rádio e na TV no dia 19 de agosto. Para presidente, o horário eleitoral será transmitido às terças e quintas-feiras e aos sábados das 7 horas às 7h25 e das 12 horas às 12h25 no rádio. Na TV, as propagandas dos candidatos ao cargo de presidente acontecem nos mesmos dias, nos horários das 13 horas às 13h25 e das 20h30 às 20h55.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade