PUBLICIDADE

Rainha da Suécia e Xuxa vão a evento contra castigos a crianças

19 mai 2011 - 10h30
(atualizado às 11h08)
Compartilhar
Claudia Andrade e Elaine Lina
Direto de Brasília

A rainha Silvia, da Suécia, e a "Rainha dos Baixinhos", Xuxa Meneghel, se encontraram nesta quinta-feira na Câmara dos Deputados para participar de um seminário sobre Experiências de Legislação Contra Castigos Corporais de Crianças e Adolescentes. Muito tietada por funcionários do Congresso, a apresentadora parou diversas vezes no percurso do Salão Negro até o auditório Nereu Ramos, na Câmara - onde ocorre o evento -, para conversar e tirar fotos com fãs.

Seminário discute experiência da Suécia, pioneira no enfrentamento aos castigos corporais há mais de 30 anos
Seminário discute experiência da Suécia, pioneira no enfrentamento aos castigos corporais há mais de 30 anos
Foto: Rodolfo Stuckert / Agência Câmara

O seminário é realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com a embaixada sueca em Brasília e a organização Save the Children Suécia. A rainha Silvia participou da cerimônia de abertura. Ela será recebida no Salão Nobre pela presidente em exercício da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES).

Xuxa é porta-voz da Rede Não Bata, Eduque, e falará sobre essa experiência. Também participam do evento a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso.

O seminário discute a experiência da Suécia, país pioneiro no enfrentamento aos castigos corporais há mais de 30 anos. Também serão debatidas experiências de outros países, como Costa Rica, Venezuela e Uruguai, que já adotaram leis semelhantes.

No Brasil, o Poder Executivo apresentou em 2010 o Projeto de Lei nº 7672/10, que estabelece o direito de a criança e o adolescente serem educados e cuidados sem o uso de qualquer forma de violência, castigo cruel ou humilhante. A proposta aguarda votação na Câmara.

Com informações da Agência Câmara.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade