PUBLICIDADE

Política

"Obama tem clareza do tamanho da crise", diz Lula

16 mar 2009 - 06h37
(atualizado às 08h58)
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, nesta segunda-feira, uma avaliação de sua conversa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ocorrida no último sábado. Em entrevista ao programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula disse que ficou claro que Obama "tem clareza do tamanho da crise" econômica. Lula afirmou ainda que não havia como deixar de discutir com o presidente americano a crise financeira, em cuja solução o presidente brasileiro disse acreditar que os Estados Unidos têm papel "extremamente importante".

Lula e Obama durante encontro na Salão Oval da Casa Branca, em Washington
Lula e Obama durante encontro na Salão Oval da Casa Branca, em Washington
Foto: Reuters

"O que eu fiquei bem impressionado é que o presidente Obama tem clareza do tamanho da crise, tem clareza da responsabilidade dos Estados Unidos e tem clareza que é preciso estabelecer um consenso entre os países do G20 para que possamos tomar medidas capazes de debelar essa crise", afirmou Lula.

Lula disse ainda que acredita na capacidade de Barack Obama de mudar a relação do país com a América Latina. Ele afirmou que é importante que os EUA tenham uma visão de parceria com os países da América Latina e não de "intromissão".

"É importante que os Estados Unidos tenham uma visão de parceria e não de ingerência, uma visão de contribuição e não de intromissão. Eu penso que o presidente Obama está compreendendo isso e eu penso que nós poderemos avançar", afirmou Lula.

O presidente Lula disse estar "convencido" de que essa relação entre os EUA e a América Latina pode mudar. "No próximo mês vamos ter a Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago e eu penso que é um grande momento para que o presidente Obama tenha conversações com vários parceiros da América Latina."

Lula disse ainda que Obama é um presidente diferenciado, por sua história e por sua origem e que, "obrigatoriamente ele vai fazer alguma coisa diferenciada nessa relação (entre EUA e os países da América Latina), porque faz parte da história dele", disse Lula. "Eu saí muito convencido de que nós estamos diante de um homem jovem e inteligente e disposto, sabe, a dar passos importantes para, inclusive, mudar a imagem dos Estados Unidos diante do mundo."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade