PUBLICIDADE

Política

Quem for para 2º turno com Dilma vencerá eleição, diz Aécio Neves

Apesar de pesquisas apontarem chance de vitória de Dilma ainda no 1º turno, Aécio reforçou percentual de rejeição à presidente

29 out 2013 - 18h41
(atualizado às 19h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do PSDB e provável candidato do partido na eleição presidencial de 2014, senador Aécio Neves (MG), disse nesta terça-feira acreditar que aquele que for para o segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff vencerá a disputa.

Ao comentar uma pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial de 2014, que coloca Dilma na casa dos 40% de intenção de voto em todos os cenários pesquisados, o senador voltou a dizer que as sondagens recentes mostram que 60% da população não quer reeleger Dilma.

Ele chegou, inclusive, a colocar em dúvida a participação de Dilma em um eventual segundo turno, apesar de o Ibope apontar possibilidade de vitória dela já no primeiro turno. No entanto, o alto percentual de eleitores indecisos ou que declararam voto branco ou nulo sugere que este cenário pode sofrer mudanças.

"Acho que quem for para o segundo turno com a atual presidente da República, se é que ela vai para o segundo turno, vence as eleições", disse o tucano a jornalistas em Brasília, após cerimônia de comemoração dos 25 anos da Constituição.

Segundo o Ibope, no cenário apontado como o mais provável para o pleito do ano que vem, Dilma lidera com 41%, ante 14% de Aécio e 10% do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos.

A pouco menos de um ano para a eleição, Dilma lidera com folga nos cenários em que o ex-governador de São Paulo José Serra aparece como candidato do PSDB e naqueles em que a ex-senadora Marina Silva surge como postulante do PSB.

Apontado como favorito para ser o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Aécio pode sofrer a concorrência interna de Serra para se tornar candidato da sigla. Ele tem dito que ainda é cedo para definir o candidato tucano à Presidência e que essa decisão deve ser tomada no início do ano que vem.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/">Mapa eleitoral 2014</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade