PUBLICIDADE

Política

PT escolhe Humberto Costa para ser novo líder no Senado

11 jan 2011 - 18h08
(atualizado às 18h31)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

A bancada do PT no Senado escolheu nesta terça-feira o senador por Pernambuco Humberto Costa para ser o novo líder da sigla na Casa. A escolha foi por unanimidade pelos 15 senadores em uma reunião nesta tarde. Na negociação por cargos na Casa, o PT também deverá reivindicar a primeira-vice-presidência e o comando da Comissão de Assuntos Econômicos ou da Comissão de Constituição e Justiça.

A senadora por São Paulo Marta Suplicy está cotada para ocupar a primeira-vice-presidência pelo partido, assim como Delcídio Amaral (MS) e José Pimentel (CE). Contudo, a definição de nomes para cargos na Mesa Diretora e nas comissões depende de negociações com os blocos partidários. As conversas vão pelo menos até o próximo dia 27, quando está prevista uma nova reunião da legenda.

Humberto Costa disse que sua função na liderança será "ampliar o bloco de apoio, garantir uma gestão democrática e fazer uma defesa permanente do governo Dilma Rousseff".

Questionado sobre o primeiro enfrentamento que o governo Dilma deverá ter no Congresso este ano, a discussão sobre o valor do salário mínimo, o novo líder disse que ainda "há muito tempo de conversa", mas considera possível se chegar a uma proposta que atenda tanto as reivindicações dos movimentos sociais como as preocupações do governo. "É preciso construir um entendimento. Tenho certeza de que aquilo que pode ser dado será dado", disse.

Humberto Costa foi o primeiro ministro da Saúde do governo Luiz Inácio Lula da Silva. No Senado, ele exercerá a função que era de Aloizio Mercadante (SP) até o ano passado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade