PUBLICIDADE

Política

PT e PMDB fazem diagnóstico de relação para eleição de 2014

19 ago 2013 - 22h00
(atualizado às 23h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-presidente Michel Temer recebe, nesta segunda-feira, representantes das bancadas do PT e do PMDB, numa tentativa dos dois partidos de se traçarem um panorama da relação entre as legendas na eleição de 2014. A partir dos cenários diagnosticados, as legendas definirão como agir em casa Estado.

“Será diagnosticado onde é possível haver aliança, onde é possível incentivar alianças, recomposições e palanques duplos”, afirmou um interlocutor a par da conversa.

Caso considerado sem solução é a Bahia, onde o atual governador, Jacques Wagner (PT), e Geddel Vieira Lima (PMDB), não deverão se unir em uma aliança partidária. Outros cenários considerados delicados na relação entre os dois partidos é o do Rio de Janeiro, Pará, Paraíba, Maranhão e Ceará.

A relação entre PT e PMDB no Mato Grosso, em Goiás, Alagoas e em Santa Catarina é considera “praticamente resolvida”. 

Mesmo em Estados onde potencialmente haverá duplicidade de candidaturas, os partidos trabalham para manter a relação “azeitada” para a formação de palanques únicos em eventuais cenários de segundo turno. 

É o caso de São Paulo, onde a relação é harmoniosa, mas Paulo Skaff (PMDB) pode disputar o Palácio dos Bandeirantes, assim como Alexandre Padilha (o petista mais provável para a disputa).

Estão reunidos na residência oficial do Jaburu, além do anfitrião, Michel Temer, o presidente do PT, Rui Falcão, os presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL), respectivamente, além dos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Romero Jucá (PMDB-RR), Jader Barbalho (PMDB-PA), Wellington Dias (PT-PI), Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Gim Argello . Também estão presentes os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e José Guimarães (PT-CE). 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade