PUBLICIDADE

Política

PT desiste de recurso e articula CPI do Metrô de São Paulo

24 abr 2014 - 15h43
(atualizado às 16h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Senador Humberto Costa anuncia que PT vai articular CPI do Metrô de São Paulo para atacar PSDB
Senador Humberto Costa anuncia que PT vai articular CPI do Metrô de São Paulo para atacar PSDB
Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

O Partido dos Trabalhadores desistiu de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão que determina a instalação de uma CPI exclusiva para investigar a Petrobras, anunciou o líder do partido no Senado, Humberto Costa (PE). Segundo ele, a legenda vai focar na criação de uma CPI mista para investigar denúncias do Metrô de São Paulo, em uma resposta ao PSDB.

Antes, o PT pretendia contestar a decisão liminar da ministra Rosa Weber no plenário do STF, mas agora mudou o discurso. O Senado, no entanto, vai questionar o entendimento da ministra, conforme anunciou mais cedo o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

“Quero anunciar aqui o nosso respeito ao entendimento da ministra Rosa Weber e a decisão da Bancada do PT, tomada após uma reunião que fizemos agora há pouco, para a qual também consultamos alguns senadores que estavam ausentes, de não recorrer da liminar ao Plenário do STF”, disse Humberto Costa, no plenário do Senado.

A oposição saiu vitoriosa no embate de CPIs no Supremo. A ministra Rosa Weber decidiu favoravelmente ao mandado de segurança movido contra a decisão de Renan Calheiros em decidir instalar uma CPI da Petrobras ampla, com inclusão de outros casos, como o Metrô de São Paulo e supostas irregularidades no porto de Suape.

Na mesma época do questionamento da oposição, a senadora Ana Rita (PT-ES) também foi ao STF, alegando que a CPI da oposição não tinha um fato determinado. Se Rosa Weber acolhesse o argumento, as duas comissões seriam enterradas.

“Nós do PT, em acordo com a própria senadora, resolvemos acatá-la integralmente e abrimos mão de recorrer para fazer andar mais rápido o processo de instalação da CPI aqui, no Senado Federal. Cabe a esta Casa, que é a parte impetrada do mandado de segurança proposto pela oposição, decidir se recorre ou não ao pleno do STF, com vista a assegurar a independência dos Poderes e a autonomia do nosso processo legislativo”, afirmou.

O líder do PT defendeu a investigação de denúncias do cartel do Metrô de São Paulo e pediu o apoio da oposição – mais cedo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que sua assinatura estava à disposição da investigação. “Para isso, esperamos contar com o apoio do PSDB e de todos aqueles senadores que, inclusive, vieram a esta tribuna para dizer que assinariam uma CPI sobre o Metrô de São Paulo desde que não fosse na mesma proposta da CPI sobre a Petrobras”, afirmou o petista.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade