PUBLICIDADE

Política

Psol lança Randolfe Rodrigues à presidência do Senado

31 jan 2011 - 15h46
(atualizado em 1/2/2011 às 14h11)
Compartilhar

O Psol anunciou nesta segunda-feira que lançará o senador eleito por Amapá Randolfe Rodrigues como candidato à presidência do Senado. Ele concorrerá pelo cargo com o atual presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), até então candidato único.

O partido oposicionista afirma que, após uma série de escândalos que abalaram o Senado nos últimos anos, não houve renovação. "Depois que o Renan Calheiros (PMDB-AL) saiu, não houve nada que o Sarney tenha feito para reconstruir um cenário de postura ética e democrática. Ninguém foi punido", afirmou a senadora Marinor Brito (Psol-PA), no dia 27.

Pelo regimento do Senado, as bancadas preenchem os cargos conforme seu tamanho - se não houver um clima de disputa entre os partidos. A regra da proporcionalidade parecia ser respeitada, entre outros motivos, porque a oposição passa por um período de reorganização e com poucas chances de lançar um candidato contra Sarney com chances de sucesso. O PMDB é a sigla com o maior número de senadores: 19.

Aos 38 anos, Randolfe é o mais jovem senador eleito do País. Nas eleições de 2010, foi o senador mais votado no Amapá, com 203.259 votos. O político também foi deputado estadual por dois mandatos seguidos.

Com informações da Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade