PUBLICIDADE

Política

PSDB acusa PT de ‘oportunismo’ e cobra fala de Dilma sobre protestos

21 jun 2013 - 17h15
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Em nota divulgada à imprensa nesta sexta-feira, o PSDB acusou o PT de “oportunismo”, e afirmou que o partido tenta se apropriar do movimento popular que levou milhões de pessoas às ruas em diversas cidades do País desde a última semana “ao determinar que militantes do partido se misturem aos manifestantes com o claro intuito de diluir as cobranças feitas ao governo federal”.

“Trata-se de decisão irresponsável que desrespeita o sentido apartidário dos protestos, colocando em risco, inclusive, a segurança de seus próprios militantes, alguns deles hostilizados ontem em várias partes do País”, diz a nota do PSDB, assinada pelo presidente nacional da legenda, o senador Aécio Neves (MG), destacando o confronto entre membros de partidos e manifestantes antipartidários em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. 

Além das críticas à postura petista, os tucanos também cobraram um posicionamento público da presidente Dilma Rousseff. “Tendo em vista a dimensão alcançada pelos últimos eventos, o País continua aguardando a palavra da presidente da República aos brasileiros.”

O partido ainda cumprimentou os brasileiros “que vêm se manifestando de forma democrática e pacífica, escrevendo uma importante página da história do País”.

Petista critica direita

Nesta sexta-feira, em entrevista ao Terra, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), ex-líder petista na Câmara dos Deputados, afirmou que a presidente fará um pronunciamento na noite de hoje.

Dilma está entendendo os protestos ainda, diz líder do PT:

Ele criticou a ação do governador tucano Geraldo Alckmin em São Paulo, e afirmou que a direita tem tentando catalisar o movimento. 

Ainda segundo Teixeira, os governos petistas em locais onde ocorrem manifestações, como Brasília e Salvador, tiveram postura diferente da adotada pelo governador paulista, que, segundo ele, teve uma postura de repressão ao movimento. 

Citando a manifestação do dia 13 de junho, em que diversos manifestantes e jornalistas ficaram feridos pela ação da Polícia Militar, Teixeira afirmou que nos Estados comandados pelo PT a ação foi menos violenta. “O governo do Distrito Federal (comandado por Agnelo Queiroz) não teve o número de feridos que tivemos na quinta-feira (em São Paulo)”, afirmou o deputado. 

Confira abaixo, na íntegra a nota divulgada pelo PSDB

O PSDB cumprimenta os brasileiros que vêm se manifestando de forma democrática e pacífica, escrevendo uma importante página da história do país.

É importante que nós, agentes políticos, tenhamos humildade para reconhecer e compreender a dimensão da insatisfação existente hoje no Brasil e que ultrapassa o plano das reivindicações pontuais. 

Há um evidente e justo clamor que une a sociedade por mudanças estruturais na gestão do setor público e é inevitável ver, na raiz dessa insatisfação, uma aguda crítica à corrupção e à impunidade que persistem na base do sistema político, impedindo transformações e agredindo diariamente os brasileiros.

É também inevitável constatar o oportunismo do alto comando do PT, que tenta se apropriar de um movimento independente, ao determinar que militantes do partido se misturem aos manifestantes com o claro intuito de diluir as cobranças feitas ao governo federal. 

Aécio Neves - Presidente Nacional do PSDB

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade