PUBLICIDADE

Política

Protestos lançam sombra sobre Copa, diz britânico The Guardian

22 jun 2013 - 09h58
(atualizado às 10h23)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Garota carrega cartaz contra a Fifa em protesto ocorrido em Belo Horizonte</p>
Garota carrega cartaz contra a Fifa em protesto ocorrido em Belo Horizonte
Foto: Diego Garcia / Terra

Em reportagem de página inteira, o diário britânico The Guardian afirma que os protestos realizados em diversas cidades do Brasil "lançam uma dúvida sobre a Copa do Mundo". De acordo com o jornal, as manifestações provocaram cenas "improváveis de serem vistas no país fanático por futebol e é a última coisa que os organizadores da Copa do Mundo desejavam ver no Brasil antes do torneio do ano que vem".

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Entre as cenas ditas inimagináveis, o jornal lista "torcedores de futebol fugindo de balas de borracha, ruas que conduzem a estádios bloqueadas por multidões enfurecidas, hordas jogando pedras contra representações da Fifa e cartazes da Copa das Confederações sendo queimados''.

O Guardian frisa que a Copa do Mundo não foi um dos únicos fatores a desencadear as manifestações e cenas de violência vistas durante os protestos, mas afirma que "o megaevento foi o para-raios" e que muitos estão "furiosos com o fato de o governo estar gastando R$ 31 bilhões com um torneio que só acontece uma vez, enquanto ainda não conseguiu tratar de temas mais urgentes".

O jornal lembra ainda que ex-jogadores, como Romário, Zico e Tostão já haviam advertido há meses sobre problemas ligados à competição e que integrantes da seleção brasileira manifestaram solidariedade aos manifestantes.

O diário afirma que "a situação tensa está ferindo as chances de um evento bem-sucedido no ano que vem" e que para milhões no Brasil, "a Fifa se tornou uma marca manchada, associada a uma elite global distante que lucra às custas das populações locais".

"Fez por merecer"

As manifestações também são tema de um editorial do Guardian, onde o jornal afirma que "a classe política como um um todo fez bem por merecer a raiva que está agora colhendo".

Dilma apoia manifestações, mas condena atos de vandalismo:

De acordo com o diário, a vaia à presidente Dilma Rousseff e ao presidente da Fifa Joseph Blatter durante a abertura da Copa das Confederações não se deu porque "os brasileiros, de todos os povos, teriam subitamente se voltado contra o futebol, mas porque eles e alguns futebolistas se voltaram contra o establishment".

Ainda sobre o mesmo assunto, o diário traz um artigo assinado pelo escritor Damian Platt no qual ele afirma que "a primeira surpresa sobre os protestos brasileiros é que eles aconteceram, a segunda foi sua magnitude".

Mas ao autor acrescenta que "ao se refletir, eles (os protestos) deveriam ter acontecido há anos. O aumento das tarifas foi apenas a gota d'água para uma nação cansada de ser tratada como 'otários"".

Após protestos, Dilma promete reforma política durante discurso:

O diário econômico britânico Financial Times afirma que "para investidores, os protestos trazem ainda mais incerteza a uma economia que já foi possivelmente a mais promissora do grupo Brics de nações emergentes, mas que agora está enfrentando crescimento lento, inflação e uma preocupante perda de competitividade".

O jornal acrescenta que as tensões no Brasil se tornam mais complicadas devido a "diferenças regionais e de classe" e afirma que "existe grande competição entre a nova e as tradiconais classes médias por vagas em universidades, nas ruas congestionadas e até nas estradas".

O Financial Times comenta que apesar de os protestos não terem tido como objetivo depor a presidente Dilma Rousseff, boa parte da responsabilidade pelas atuais tensões "reside no modelo econômico do PT de incentivar a demanda do consumidor por meio de programas de benefícios sociais, aumentos salariais e acesso a crédito, mas negligenciando melhorias de infraestrutura".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade