PUBLICIDADE

Política

Projeto que dá porte de armas a advogados é analisado na Câmara

Presidente nacional da OAB ressalta que advogados têm o mesmo direito de juízes e promotores

4 jun 2013 - 10h09
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados analisa nesta terça-feira o Projeto de Lei 1754/11, do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), que torna direito do advogado portar arma de fogo para defesa pessoal. De acordo com a proposta, a autorização para o porte está condicionada à comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio da arma, nas condições estabelecidas na Lei 10.826/2003, que trata do registro, posse e comercialização de armas. A proposta tem parecer favorável do relator, João Campos (PSDB-GO).

Ao ser indagado sobre a posição da Ordem dos Advogados do brasil (OAB), o presidente nacional da entidade, Marcus Vinícius Furtado, afirmou que os advogados têm o mesmo direito de juízes e promotores. "A lei estabelece que não há hierarquia e nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público. Ou se concede porte de armas aos três ou a nenhum deles", disse ele.

O autor do projeto tem a mesma opinião e lembra que o Estatuto da Advocacia diz que não há hierarquia entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos ser tratados com equidade. Porém, Benedet ressalta que enquanto a legislação assegura aos juízes e promotores a prerrogativa de portar arma de defesa pessoal, o Estatuto da Advocacia é omisso nesse ponto. "No entanto, são incontáveis os casos de advogados que já sofreram ameaças à sua pessoa e família, não sendo raros os casos de homicídios vinculados à atividade profissional", afirmou.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade