PUBLICIDADE

Política

Programas sociais são "herança bendita" de FHC, diz senador

8 fev 2010 - 16h52
(atualizado às 17h01)
Compartilhar

Claudia Andrade
Direto de Brasília

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) usou a tribuna do Senado nesta segunda-feira para defender o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na briga verbal contra o atual governo petista. Para o senador tucano, os programas sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são "uma herança bendita" da gestão anterior.

"Fernando Henrique plantou os pressupostos básicos para que o País pudesse avançar (...) quais são os programas sociais do atual governo? São os mesmos administrados pelo governo passado", disse.

No domingo, em artigo publicado em jornais nacionais, Fernando Henrique afirmou que "eleições não se ganham com o retrovisor". As declarações foram rebatidas pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, virtual candidata do PT à sucessão presidencial. A ministra disse que comparar é "discutir que caminho vai se seguir". "Nós não temos problema nenhum com comparação, porque estamos vendo os dados", afirmou.

Alvaro Dias disse que o que motivou o ex-presidente a escrever o artigo foi a "insistência com que se procura desconstruir a fantástica imagem que deixou ao governar o País".

"O presidente não poderia ficar passivamente assistindo aos ataques a que tem sido submetido, muitas vezes, por uma irresponsabilidade retórica sem precedentes neste País", disse. "Não é o presidente Fernando Henrique Cardoso quem provoca esse debate. Ele foi convocado a esse debate. Não poderia deixar de dar a devida resposta a todos os questionamentos a que tem sido submetido", afirmou.

O senador Marco Maciel (DEM-PE), que foi vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso, também saiu em defesa do ex-presidente. "Foi graças ao presidente Fernando Henrique Cardoso que o Brasil realizou o mais bem sucedido plano de estabilidade fiscal que esse País já teve. Nada se compara com o Plano Real. Ele criou condições para que o País pudesse se livrar da inflação e, mais do que isso, adotar providências que permitissem que o País pudesse começar a ter um processo de crescimento continuado, sem sobressaltos".

Maciel afirmou ainda que sem os dois mandatos do presidente Fernando Henrique, "o Brasil não estaria no patamar que está hoje".

Ministro considera comparação favorável
Em cerimônia nesta segunda-feira, em Brasília, o ministro da Justiça, Tarso Genro, também falou sobre o artigo que incitou o debate. Ele também considerou benéfico fazer comparações entre os dois governos.

"Essa polarização que o presidente Fernando Henrique está fazendo entre os seus governos e o dos presidente Lula é boa para o País porque permite comparações", disse.

Para o ministro, "alguma frase mais agressiva aqui ou ali vão acontecer durante o decorrer da campanha eleitoral". Segundo Genro, o debate mostra um projeto representado pelo ex-presidente, que se vincula publicamente ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), provável rival de Dilma na disputa pelo Palácio do Planalto. "E também ajuda a campanha da Dilma, quando ela começar, porque ela representa os governos do presidente Lula e essa comparação interessa para nós".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade