PUBLICIDADE

Política

Pressão por queda nos juros melhorou imagem de Dilma

29 jun 2012 - 10h54
(atualizado às 11h11)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

As ações da presidente Dilma Rousseff em relação à área econômica do seu governo - como a determinação para os bancos reduzirem juros, por exemplo - surtiram efeito positivo na imagem da mandatária, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o instituto Ibope. Das nove áreas do governo avaliadas pela população na pesquisa, taxa de juros, inflação e impostos registraram melhora na comparação com o levantamento apurado em março e divulgado em abril deste ano.

Dilma Rousseff teve aprovação recorde na segunda pesquisa Ibope de 2012
Dilma Rousseff teve aprovação recorde na segunda pesquisa Ibope de 2012
Foto: Forbes / Reprodução

O percentual de aprovação recebido por Dilma relativa às políticas de redução nas taxas de juros passou de 33% em março para 49% em junho, enquanto a taxa de desaprovação caiu de 55% para 41%. Com isso, o saldo de aprovações nesse quesito ficou maior que as reprovações pela primeira vez nas seis pesquisas feitas em relação ao governo Dilma.

A avaliação dos entrevistados com relação às políticas e ações de combate à inflação também melhorou em junho, na comparação com abril. Do total de entrevistados que responderam à pesquisa, 46% aprovaram as medidas nessa área - contra 42% apurado no último levantamento, feito em março. O percentual de reprovação nesse setor também melhorou, e passou de 50% para 47%.

O percentual de reprovação da gestão Dilma em relação à carga tributária permanece alto, segundo dados do CNI/Ibope, mas caiu entre março e junho deste ano, de 65% para 61%. Os que aprovam as medidas da presidente nesta área passaram de 28% para 31%.

Esta é a 6ª pesquisa CNI/Ibope feita sobre o governo da presidente Dilma. O levantamento de junho foi feito entre 16 e 19 deste mês, com 2.002 entrevistados em 141 cidades brasileiras.

Aprovação e confiança
A presidente obteve aprovação de 77% da população na mesma pesquisa. Esse é o mesmo resultado divulgado em abril, e é recorde para todas as pesquisas realizadas sobre o seu governo. A quantidade de cidadãos que confiam na presidente também se manteve inalterado, em 72%.

Em relação à avaliação do governo, a presidente conseguiu aumentar o nível de aprovação de 56% em abril para 59% em junho. O percentual engloba os entrevistados que consideram o jeito de governar de Dilma "ótimo" ou "bom". A pesquisa foi feita entre 16 e 19 de junho, com 2.002 entrevistados em 141 cidades brasileiras.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade