PUBLICIDADE

Política

Presidente uruguaio quer melhor relação possível com Dilma

7 dez 2010 - 12h29
(atualizado às 12h45)
Compartilhar

O Uruguai quer as melhores relações possíveis com o governo da futura presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que tomará posse em 1º de janeiro, afirmou o presidente uruguaio, José Mujica.

Mujica e Lula participaram de inauguração de memorial em Brasília
Mujica e Lula participaram de inauguração de memorial em Brasília
Foto: AFP

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um homem muito importante, que vai continuar influenciando inevitavelmente na política brasileira. Mas o Uruguai tem que continuar e tecer agora a relação com o novo aparato, que, apesar de ser o sucessor do que existia, vai ter conformações distintas", disse Mujica em seu programa de rádio Habla el presidente.

Segundo Mujica, a relação com o Brasil - principal destino das exportações uruguaias - é "estratégica em vários sentidos" para Montevidéu, mas os dois países têm "coisas pendentes importantes", como completar a interconexão elétrica com o Rio Grande do Sul e construir uma nova ponte sobre o rio fronteiriço Yaguarón. Mujica citou ainda um acordo automotivo, uma parceria entre as petroleiras estatais - Petrobras e a uruguaia Ancap - e um projeto de ligação ferroviária.

"Existem problemas que não são apenas de intercâmbio comercial, há que construir infraestrutura complementar. Daqui se deriva que o novo governo do Brasil obriga que parte de nossa equipe de governo tenha as melhores relações possíveis com os novos ministros e suas equipes respectivas, porque tudo isto terá relação com negociações futuras", disse o presidente.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade