PUBLICIDADE

Política

Presidente em exercício, Renan Calheiros despacha no Planalto

Presidente do Senado ocupa o posto após viagens de Dilma, Temer e Henrique Alves ao exterior

24 mai 2013 - 16h40
(atualizado às 19h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente da República em exercício, Renan Calheiros recebe o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, no Planalto</p><p> </p>
Presidente da República em exercício, Renan Calheiros recebe o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, no Planalto
Foto: José Cruz / Agência Brasil

Terceiro na linha sucessória presidencial, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou ao Palácio do Planalto por volta das 16h desta sexta-feira, onde cumpre agenda de presidente da República em exercício. Ele recebeu as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Helena Chagas (Comunicação Social) assim que chegou.

Renan Calheiros ocupa o posto porque a Dilma Rousseff participa de cúpula da União Africana, na Etiópia, o vice Michel Temer foi participar da posse de Rafael Correa como presidente do Equador e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também está no exterior.

Nesta sexta-feira, Renan recebeu, em uma mesma sessão, a visita dos senadores José Sarney (PMDB-AP), Zezé Perrella (PDT-MG), Paulo Paim (PT-RS) e Gim Argelo (PTB-DF), além do ex-senador Wilson Santiago (PMDB-PB). Na agenda dele, ainda há previsão de audiência com o governador do seu Estado, Alagoas, Teotônio Vilela. Renan não chegará a esquentar a cadeira presidencial por muito tempo, uma vez que Michel Temer retorna ao País na madrugada desse sábado.

<p>Renan visita comitê de imprensa do Palácio e cumprimenta repórteres</p><p> </p>
Renan visita comitê de imprensa do Palácio e cumprimenta repórteres
Foto: José Cruz / Agência Brasil

A última vez que Renan Calheiros foi presidente da República em exercício foi ainda na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi presidente do Senado à época até cair por denúncias de corrupção.

A última atividade de Renan no Palácio do Planalto foi uma visita ao comitê de imprensa (local que reúne os jornalistas que cobrem a Presidência da República). Ao ser indagado por um jornalista se não havia editado nenhuma medida provisória (instrumento atribuído ao chefe do Executivo, alvo de críticas dos parlamentares), ele respondeu em tom bem humorado: “Nada de MP, nada de vetos, nada de nomeação de ministros”. A estada do presidente em exercício no gabinete presidencial foi de duas horas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade